CI

Importações chinesas de soja serão recorde

Aponta uma projeção feita pelo adido do USDA em Beijing


As importações chinesas de soja atingirão o recorde de 100 milhões de toneladas na próxima temporada (2018/2019), impulsionadas pelo “crescimento incessante” das regiões de consumo. É o que aponta uma projeção feita pelo adido do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), em Beijing, China. 

O USDA, em suas primeiras previsões para a temporada 2018/19, previu que as importações da China aumentariam em três milhões de toneladas em relação às 97 milhões de toneladas desta temporada, o atual recorde, já que a demanda ultrapassa o potencial de produção do país.

“O consumo chinês de carne, frutos do mar, óleos vegetais e soja para processamento de alimentos continua seu crescimento implacável, impulsionado pela crescente afluência, urbanização e expansão das preferências do consumidor”, afirmou em relatório o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Segundo o adido do USDA, “a demanda da indústria chinesa de esmagamento de soja continua forte”. com os processadores que, com um potencial estimado de absorver 500 mil toneladas da oleaginosa por dia, na verdade estão atuando bem abaixo da sua capacidade.

A T&F Consultoria Agroeconômica aponta que segue forte no mercado a pressão na China por restrições comerciais às importações de soja dos EUA, último sinal de tensão comercial entre os dois países. “Embora, com a China prevendo a necessidade de 100 milhões de toneladas de soja em 2018/19, que não podem ser compradas apenas do Brasil, as restrições podem ser improváveis”, aponta o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.