CI

Importações de fertilizantes crescem em setembro

Enquanto isso, preço dos fertilizantes DAP também aumentou


Um levantamento realizado pela GlobalFert indicou que o volume das importações de fertilizantes do Brasil cresceu 2% no mês de setembro, chegando a registrar um total de 2,8 milhões de toneladas. O mesmo levantamento mostrou que em agosto esse número foi de 2,77 milhões de toneladas de fertilizantes. 

De acordo com a GlobalFert, a importação de fertilizantes nitrogenados teve um aumento considerável de 27%, enquanto os fosfatados aumentaram cerca de 3%. No entanto, a importação do Cloreto de Potássio acabou por registrar uma queda de 12% entre os meses de agosto e setembro. 

Nesse cenário, principal porto de entrada de fertilizantes em junho foi o Porto de Paranaguá, representando 38,3% do total de importações de fertilizantes. Além disso, o segundo porto que mais realizou importações foi o Porto de Santos, com 14,6% seguido pelo Porto de Rio Grande com 11,3% do volume. 

Preço do DAP importado também sobe 

Outro levantamento da GlobalFert mostrou que o preço dos fertilizantes de fosfato diamônico (DAP) importados em dólar aumentou 3% no mês de setembro em relação a agosto, chegando a US$ 439/ton CFR. Quando comparado com o mesmo período do ano anterior, o aumento dos preços foi de 25%. 

Segundo a GlobalFert, o estoque de DAP nos portos indianos caiu 4% em relação à semana anterior e de abril a agosto a produção interna de DAP caiu 29,78%, enquanto a importação foi 58,70% a mais do que no ano passado. Na China e em Tampa os preços se mantiveram estáveis, enquanto na Argélia uma nova planta de fosfatados de 6 bilhões de dólares foi anunciada e tem o início da produção está agendado para 2022. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.