CI

Importações de fertilizantes dobram em 6 safras

O Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes que usa


Foto: Marcel Oliveira

O potencial do agronegócio brasileiro tem permitido que os produtores importem cada vez mais insumos para sedimentar sua produção e por isso permanece o cenário de compras antecipadas agressivas no mercado internacional.

De acordo com o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o produtor capitalizado e com uma relação de troca favorável em função dos altos preços dos grãos, tem comprado volumes recordes. A cada safra os volumes importados aumentam reforçando a dependência de mercado internacional já que o país importam mais de 85% de suas necessidades.

As importações brasileiras de adubos e fertilizantes no período de janeiro a junho de 2015 a 2021 demonstram o vigor dessas negociações. São valores recordes para o período que dobraram de 2015 para 2021. Naquele ano chegaram ao Brasil 8.288.257.485 kg e em 2021 o volume foi de 16.647.137.881 kg.

Os dez países que lideram o ranking de maiores exportadores de adubos e fertilizantes para o Brasil, começam com a Rússia, depois China, Canadá, Marrocos, Belarus, Catar, Estados Unidos, Alemanha e Holanda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.