CI

Imunização do rebanho gaúcho contra a aftosa chega a 97%

Imunização do rebanho gaúcho contra a aftosa chega a 97%


Dados são da segunda etapa de vacinação ocorrida em maio no RS

O Rio Grande do Sul imunizou 97% do rebanho bovino do Estado na vacinação contra aftosa de maio. O valor corresponde a 13.656.072 cabeças. O índice superior a etapa de janeiro deste ano, 93,3% de animais vacinados. Os dados foram divulgados nesta quinta, dia 16, pela Secretaria da Agricultura do Estado. O resultado foi considerado positivo pelas autoridades gaúchas.

- Foi uma campanha nova, numa transição que estamos passando, dos meses de janeiro e junho para maio e novembro. O produtor entendeu a importância do processo, todos se esforçaram, todos os parceiros colaboraram e tivemos um dos maiores índices da história do Rio Grande do Sul – comemora o secretário da Agricultura, João Carlos Machado.

Esta foi a segunda de três etapas de vacinação este ano. A próxima será no mês de novembro. O objetivo é adequar o calendário gaúcho ao restante do calendário brasileiro.

Sobre a expectativa da mudança do status do Estado para livre de febre aftosa sem vacinação, produtores e autoridades acreditam que esta situação, neste momento, ainda não é possível. Para Machado, a decisão ainda precisa de consultas técnicas.

- Esse é um assunto técnico, não pode ser uma decisão política. Nós temos técnicos qualificados nos nossos quadros. Isso tem que ser uma decisão de toda a cadeia que tem interesse de chegar esta conquista. Temos que construir um projeto baseado nos dados técnicos – salienta o secretário.

O Rio Grande do Sul possui 357.077 propriedades com bovídeos e uma população total de 14.010.980 de animais. Para os criadores que se enquadram no Pronaf com até 50 cabeças, as doações de vacinas chegaram a 265.406 produtores, totalizando um rebanho de 4.148.572 animais vacinados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.