CI

Incra/PI promove discussão sobre o Arranjo Produtivo Local da Carnaúba

Meta é possibilitar a integração do desenvolvimento econômico do Brasil


Uma reunião para discutir estratégias para o Arranjo Produtivo Local da Carnaúba acontece na próxima segunda-feira (13), às 15 horas, na sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí.

Devem participar da reunião, representantes locais: da Gerência de Agroextrativismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa); Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag); Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Comissão Pastoral da Terra (CPT); dentre outros.

Essa discussão do Arranjo Produtivo Local da Carnaúba faz parte do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, lançado em abril de 2009, coordenado pelo Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Meio Ambiente (MMA), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é integrar ações para o fortalecimento das cadeias de valor da sociobiodiversidade, através de acordos políticos e arranjos institucionais que garantam o fortalecimento de novas cadeias produtivas em vários segmentos econômicos nos mercados nacional e internacional.

A meta é possibilitar a integração do desenvolvimento econômico do Brasil, com a conservação do meio ambiente, a inclusão social e produtiva das comunidades tradicionais e agricultores familiares, repeitando suas especificidades culturais e étnicas.

Oficina de Manejo da Carnaúba
Nos dias 14 e 15 de junho, no auditório da Conab/PI, acontece a Oficina de Boas Práticas e Manejo da Carnaúba, nos turnos manhã e tarde, com a participação de técnicos e extrativistas do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. O objetivo da oficina é consolidar um protocolo mínimo contendo diretrizes técnicas para boas práticas de manejo da espécie em conjunto com pesquisadores, técnicos governamentais e não governamentais, rede de serviços (assistência técnica e órgãos ambientais), e representantes de extrativistas/produtores (cooperativas, associações, sindicatos).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.