Indea-MT estuda concessão do Sise

Agronegócio

Indea-MT estuda concessão do Sise

Equipe acompanhou abate em frigorífico de frango caipira
Por:
2570 acessos
Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) esteve em Nortelândia a pedido da Cooperativa Agropecuária Mista do Vale do Rio Sant"Ana (Coopermisa) e da prefeitura municipal, para acompanhar o abate e fiscalizar o frigorífico de frango caipira para ver se o estabelecimento tem condições de receber o selo do Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (Sise), que permite a comercialização em todo o Estado de Mato Grosso.


O médico veterinário Célio Ofugi, responsável pela Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Cispoa) do Indea, diz que foram observadas a estrutura geral do frigorífico, condições sanitárias de funcionamento, entre outras exigências e padrões técnicos para que o Sise seja concedido. "Ainda não temos um parecer, mas está sendo avaliado e, posteriormente, será feito um relatório com sugestões de adequações mínimas de funcionamento, caso seja necessário".


O presidente do Indea, Valney Souza Corrêa, também esteve no abatedouro de aves dos pequenos produtores de Nortelândia. Segundo ele, entre os itens observados para que o Sise seja disponibilizado estão o número aproximado de empregados, maquinário e aparelhos utilizados, água de abastecimento e destino dado às águas servidas, esgoto, meios empregados para depuração antes de lançadas nos esgotos, rios, riachos, etc, ventilação e iluminação (natural ou artificial) nas diversas dependências, entre outros. Corrêa explica que o Indea tem uma grande responsabilidade neste processo já que as exigências são rígidas para um estabelecimento dessa natureza atuar. Em sua avaliação, os pequenos produtores de Nortelândia certamente estão trabalhando para atendê-las e assim se estabelecer no mercado.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink