CI

Índia decide banir 27 pesticidas

Indústria se diz confusa com a decisão


Foto: Marcel Oliveira

Depois de desencadear as reformas do agronegócio por meio do pacote de estímulo de Atmanirbhar, o governo indiano, em um movimento surpresa, propôs a proibição de 27 pesticidas como Carbendazim e Monocrotofhos, amplamente utilizados pelos agricultores em todo o país. O Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores emitiu um projeto de ordem na segunda-feira proibindo esses 27 pesticidas e concedeu 45 dias para que a indústria e as empresas que fabricam esses produtos químicos apresentem suas objeções, se houver. 

O projeto de ordem - chamado Banimento de Inseticidas - Ordem 2020 - proíbe a importação, fabricação, venda, transporte, distribuição e uso de tais inseticidas. Os pesticidas na lista proposta são: Acefato, Atrazina, Benfuracarbe, Butacloro, Captan, Carbofurano, Clorpirifós, 2,4-D, Deltametrina, Dicofol, Dimetoato, Dinocap, Diuron, Malatião, Mancozeb, Metomil, Oxifluorfen, Quimetalin, Quimofosil e Sulfossulfurão. 

A indústria está confusa com a decisão do governo e planeja se opor à ordem de proibição. “Estamos indo para opor-se à ordem e apresentar os detalhes de todos os dados, o que foi gerado pela indústria”, disse Rajesh Aggarwal, diretor de Inseticidas da India Ltd . “Existe uma forte pressão no mercado internacional que os genéricos precisam ir. A Índia tem uma forte presença nos genéricos”, afirmou Aggarwal.  

Fontes do setor disseram para o portal Linha de Negócios Hindu, que o momento da notificação é surpreendente, pois chegou em um momento em que o governo está promovendo o 'Make in India' e anunciou estímulos para tornar o país autossuficiente. Além disso, a proibição desses produtos químicos acessíveis afetaria a segurança alimentar, pois levaria a um aumento adicional no custo do cultivo para os agricultores. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.