CI

Índia desenvolve sua 1ª borracha transgênica 

O gene MnSOD tem a capacidade de proteger as plantas dos efeitos adversos


Foto: Pixabay

Em um passo histórico, a primeira planta de borracha geneticamente modificada (GM) do mundo foi plantada na terça-feira fora de Guwahati pelo Presidente do Conselho da Borracha e CEO KN Raghavan. A 'planta de borracha transgênica', que foi plantada na fazenda de pesquisa Sarutari do Rubber Board perto de Guwahati, foi desenvolvida no Rubber Research Institute of India (RRII), com sede em Kerala, durante longos anos de pesquisa em seu laboratório de biotecnologia. 

O presidente do Rubber Board disse que a planta de borracha GM seria uma virada de jogo no cultivo de borracha natural na Índia, com cópias adicionais do gene MnSOD (superóxido dismutase contendo manganês) inseridas nela. “ Espera-se que a seringueira transgênica supere as severas condições de frio durante o inverno, um fator importante que afeta o crescimento de mudas de borracha. A borracha natural é nativa das florestas quentes e úmidas da Amazônia e não é naturalmente adequada para o frio desta parte do país ”, disse. 

Raghavan disse que por meio de criação e seleção, RRII, um órgão de pesquisa do Rubber Board, havia desenvolvido dois clones de borracha híbridos de alto rendimento que são adaptados às condições climáticas da região nordeste. Segundo o médico que virou fiscal do Serviço de Impostos Indígena, o crescimento da borracha jovem fica suspenso durante os meses de inverno, que também se caracterizam pelo ressecamento progressivo do solo. 

“Essa é a razão do longo período de imaturidade dessa safra na região. O gene MnSOD tem a capacidade de proteger as plantas dos efeitos adversos de estresses ambientais severos, como frio, seca, etc”, completou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.