CI

Índia é surpreendida com novo foco de Influenza Aviária

O último registro da doença no país oficializado junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) data de 8 de setembro de 2011


Menos de uma semana depois de declararem o país livre da Influenza Aviária de alta patogenicidade, as autoridades sanitárias da Índia foram surpreendidas com a confirmação de novo foco da doença neste início do ano.

O último registro da doença no país oficializado junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) data de 8 de setembro de 2011. Como, desde aquela data, passaram-se mais de três meses sem o surgimento de novos casos, o governo indiano, seguindo o que determina a própria OIE, no início deste ano declarou a Índia livre da doença, medida essencial para a retomada das exportações de frango e de ovos.


Isso ocorreu no dia 4 de janeiro. Mas enquanto o governo divulgava a declaração oficial, o laboratório veterinário oficial da Índia iniciava o trabalho de avaliação de um caso suspeito de Influenza Aviária do tipo H5N1. A suspeita foi confirmada na última terça-feira, 10, e no dia seguinte comunicada à OIE.


Por ora, portanto, a Índia continua sem acesso ao mercado externo avícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.