Índia pode conceder importações de milho sem impostos

MUNDO

Índia pode conceder importações de milho sem impostos

"O governo pode não permitir grandes importações”
Por: -Leonardo Gottems
228 acessos

Chuvas abaixo do normal e uma infestação da lagarta-do-cartucho, que devastou as safras africanas em 2017, reduziram a produção de milho da Índia e impulsionaram os preços, aumentando as chances de o governo conceder importações de milho isentos de impostos pela primeira vez desde 2016. A Índia colhe dois conjuntos de safras de milho por ano, uma safra de inverno de março e uma safra de verão de setembro. 

De acordo com Subhranil Dey, analista sênior de pesquisa da corretora de commodities SMC Comtrade. Ltd em Nova Deli, a previsão é de que a safra de 2018/2019 perca para menos 16 milhões de toneladas. "O tempo não estava bom e havia a infestação de pragas também", disse Dey, acrescentando que o governo da Índia precisará permitir importações. “As importações ajudarão a reduzir os preços. Mas o governo pode não permitir grandes importações”, completa. 

A Índia colheu 8,47 milhões de toneladas de milho de inverno em 2018, mas a área plantada para a safra de inverno neste ano recuou 11%, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e do Bem-Estar dos Agricultores. Como resultado, os preços do milho no estado de Maharashtra, considerado referência nacional, aumentaram em mais de 30% nos últimos dois meses, para um recorde de cerca de 20.000 rúpias (US$ 280) por tonelada.  

Nesse cenário, os produtores de aves e os fabricantes de amido de milho esperam que os embarques reprimam os aumentos de preços que eles estão lutando para repassar aos consumidores. “Estamos exigindo importações isentas de impostos de pelo menos 500.000 toneladas. Nosso custo de produção subiu devido ao salto nos preços do milho”, disse Prasanna Pedgaonkar, gerente geral da Venky's, a maior produtora de aves da Índia.  


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink