CI

Índia pode exportar 1 milhão de toneladas de açúcar

A Índia pode chegar a esse montante após a decisão do governo de liberar parcialmente as exportações


Reuters - A Índia pode exportar cerca de 1 milhão de toneladas de açúcar nos próximos meses, o que possivelmente reverteria a queda dos preços internos, após a decisão do governo de liberar parcialmente as exportações, disseram autoridades nesta terça-feira (19-12).

O país vetou as vendas externas do produto em julho, para controlar a alta dos preços, mas expectativas de uma oferta abundante na nova temporada, que começou em outubro, pressionaram fortemente as cotações. Na segunda-feira, o governo decidiu liberar as exportações da commodity por empresas que têm licença para importar açúcar bruto com a obrigação de reexportá-lo.

O ministro da Agricultura indiano, Sharad Pawar, disse a repórteres nesta terça-feira que o levantamento parcial do embargo começará a valer em um ou dois dias, e acrescentou que o governo já começou a receber pedidos de exportação. Segundo o ministro, o governo irá rever a situação do açúcar em 10 a 15 dias e decidir se suspende a restrição restante.

Quase 2,3 milhões de toneladas de açúcar bruto foram importadas há aproximadamente dois anos, contra as quais 1,1 milhão de toneladas de açúcar refinado foram exportadas, deixando um pouco mais de 1 milhão de toneladas para reexportação.

Autoridades da indústria disseram que o governo suspendeu a proibição apenas parcialmente para fazer um teste antes de remover o embargo de forma completa. "Esta é uma abordagem cautelosa tomada pelo governo. Mas serão necessários pelo menos três a quatro meses para movimentar as 1 milhão de toneladas da obrigação de exportação", afirmou C.S Nopany, presidente da Oudh Sugar Mills Ltd.

"Com as exportações você estará acrescentando outra demanda de 1 milhão de toneladas, acima da demanda doméstica. Isso dará uma base para os preços internos", disse Ravi Gupta, presidente da empresa produtora de açúcar e álcool Bajaj Hindusthan.

Os preços do açúcar no Estado de Uttar Pradesh caíram para 16 mil rúpias (356 dólares) por tonelada, de 18 mil rúpias durante o mesmo período do ano passado, enquanto no Estado de Maharashtra, o recuo foi para aproximadamente 14 mil rúpias.

G.S.C. Rao, diretor-executivo da associação Simbhaoli Sugar, afirmou que as exportações podem ajudar a melhorar as expectativas quanto aos preços. Mas S.L Jain, diretor-geral da Indian Sugar Mills Association, afirmou: "Isso é apenas metade do caminho."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.