Índia proíbe algumas variedades de trigo
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MUNDO

Índia proíbe algumas variedades de trigo

“Se esse problema não for resolvido, Punjab nunca mais será o mesmo"
Por: -Leonardo Gottems

Como as águas subterrâneas no arrozal de Punjab, na Índia, estão diminuindo rapidamente, campos de arroz que consomem água serão testados para substituir as variedades que os agricultores locais plantaram há décadas, escreve Shivani Meena, da Krishijagran.com. De acordo com a Comissão de Custos e Preços Agrícolas (CACP), que estabelece anualmente preços mínimos de apoio às culturas cultivadas no país, incluindo o arroz em casca, são utilizados 3.367 litros de água por quilo de arroz, o que esgota o aquífero e ameaça a desertificação.

“Se esse problema não for resolvido, Punjab nunca mais será o mesmo. Os agricultores como classe desaparecerão em poucos anos, porque nenhuma cultura pode crescer aqui sem água”, alertou BS Dillon, ex-reitor da Universidade Agrícola de Punjab (PAU), propondo uma revisão radical da gama de variedades. Gopal Krishan, cientista do Instituto Nacional de Hidrologia de Roorkee, disse que o centro de Punjab foi mais afetado pelo cultivo de arroz, com 109 dois 138 bairros do estado transformados em áreas pretas secas.

O agricultor de arroz GS Khush, treinado pela PAU e agora baseado nos EUA, também levantou preocupações sobre o cenário do campo de arroz de Punjab e recomendou que o governo indiano cortasse a energia gratuita para 14.000 fazendas sob condição. Dillon observou que todas as variedades de arroz com maturação tardia de 162 dias, como o PUSA44, deveriam ser banidas imediatamente e as sementes destruídas. Os agricultores muitas vezes são autossuficientes em sementes de variedades antigas para economizar dinheiro, porque são uma cultura autopolinizadora.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.