Índia reduzirá juros sobre o crédito rural
CI
Agronegócio

Índia reduzirá juros sobre o crédito rural

Por:

A Índia vai renunciar aos juros que incidem sobre empréstimos agrícolas e intensificar a prestação de assistência às províncias afetadas pela estiagem, o que aumenta as preocupações de que o governo não terá condições de cumprir a meta de déficit orçamentário.

O governo vai isentar do pagamento dos juros sobre empréstimos concedidos a produtores agrícolas relativos à colheita das monções, ou "kharif", pelo período de um ano, declarou o primeiro-ministro Atal Bihari Vajpayee na Câmara Baixa do Parlamento.

As 14 províncias assoladas pela seca vão obter adicionais 5,55 bilhões de rúpias (US$ 115 milhões) em assistência dos fundos do governo destinados à compensação em casos de calamidades, disse.

A Índia pretende reduzir o déficit orçamentário de 5,9% para 5,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no atual exercício fiscal no período de 12 meses a ser encerrado em 31 de março de 2003. O déficit poderá ampliar-se para a alta recorde em nove meses de 6,3% do atual exercício financeiro porque as chuvas da monções que ficaram abaixo da média reduzem as receitas agrícolas e a demanda por produtos manufaturados.

As precipitações atmosféricas na temporada das monções de junho a setembro foram de 19% abaixo da média, neste ano, o que causou a pior seca no país em 15 anos. As monções respondem por quatro quintos das precipitações atmosféricas anuais da Índia.

A agricultura responde por um quarto do PIB do país e quase por 70% da sua população de 1 bilhão de habitantes que dependem direta, ou indiretamente da renda agrícola.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.