Índices de reciclagem podem melhorar nesta safra de verão
CI
Imagem: Divulgação
SUSTENTABILIDADE

Índices de reciclagem podem melhorar nesta safra de verão

Produtores devem continuar fazendo a tríplice lavagem dos recipientes de defensivos agrícolas
Por:

O Paraná deve cultivar nesta safra de verão a maior área com soja em toda sua história. A estimativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Estado é que 5,5 milhões de hectares recebam as sementes da oleaginosa. Projeta-se uma produção de 20,3 milhões de toneladas do grão. E é justamente neste período que os agricultores mais utilizam defensivos agrícolas.

A fim de evitar problemas com os órgãos fiscalizadores e também contribuir com a preservação do meio ambiente é muito importante que os produtores rurais façam a armazenagem correta das embalagens e a tríplice lavagem. “Nossos agricultores têm feito um bom trabalho nesse sentido, porém é muito importante reforçar essa mensagem, uma vez que podemos melhorar ainda mais nossos índices de reciclagem. Atualmente, recolhemos 95% das embalagens e reaproveitamos 85%”, numerou o presidente da Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita), Jair Benália.

A Adita é uma associação sem fins lucrativos composta por quase 200 associados (cooperativas, revendas agropecuárias e usinas) presente na região Noroeste do Paraná. Ela possui unidades nos municípios de Maringá, Umuarama e Campo Mourão, abrangendo uma área de 4,3 milhões de hectares – aproximadamente 25% do Estado. Depois de recolhidas as embalagens são selecionadas em transformadas por indústrias parceiras em dutos corrugados, encanamentos de esgoto, conduítes elétricos e em novas embalagens.

É o ciclo da logística reversa se fechando. Lembrando que o Brasil é exemplo para o mundo quando o assunto é destinação ambientalmente correta de embalagens de defensivos agrícolas.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink