CI

Índices genéticos auxiliam comprador de touros na tomada de decisão

Remate Guatambu, Alvorada e Caty vai apresentar ao longo do leilão sobre dados de exemplares em oferta


Foto: Pixabay

As informações de índices genéticos geradas para que os compradores possam decidir os exemplares na hora da tomada de decisão da aquisição de touros para seus rebanhos é uma das características do tradicional Remate Guatambu Alvorada e Caty. O leilão, que ocorrerá de forma virtual e em duas etapas, terá sua primeira parte realizada neste dia 27 de outubro, às 20h30min. Na noite desta quinta-feira, 22 de outubro, os organizadores realizaram uma live trazendo informações sobre os índices que serão apresentados no evento e do trabalho de seleção dos três criatórios.

A consultora do GenSys, Fernanda Brito, foi uma das participantes. A especialista vai participar do leilão prestando informações que serão disponibilizadas ao longo da transmissão, sendo esta uma das novidades do remate. Este ano um dos destaques é o Índice de Facilidade de Parto, que foi apresentado em setembro pela Conexão Delta G, entidade na qual os criatórios são fundadores. Segundo a consultora, a proposta de reunir em um índice mais de uma característica que afeta o parto, ainda mais em sistemas de ciclo curto, é dar mais robustez a estimativa de mérito genético. "Além do peso ao nascer, que já é uma medida consagrada como indicador, também se utilizou escores de um banco de dados. É claro que é importante salientar que mais de 95% dos partos não exigem auxílio, o que é o esperado. Mas as poucas ocorrências reunidas que estão em um banco com mais de 50 mil dados coletados, elas colaboram para aumentar a precisão para a seleção desta característica", observou.

Um dos titulares da Agropecuária Caty, Bernardo Pötter, reforçou que o remate tradicionalmente apresenta a avaliação genética completa dos animais apresentando a maioria das características produtivas, divididas em ganho de peso e de carcaça, com escores visuais de conformação, precocidade e musculatura. "São características que tem um impacto financeiro muito grande no bolso do produtor. Para aquele produtor que vende terneiros, os índices de desmama e ganho de peso para desmama são importantes. Esse produtor deve buscar touros no remate que tenham estas altas DEPs para estes índices. E o ganho de peso na fase final e a conformação, precocidade e musculatura na fase final é muito importante para o produtor que vende novilhos e trabalha com o ciclo completo", destacou.

Segundo Valter Pötter, proprietário da Guatambu, o trabalho dos criatórios busca a eficiência e produtividade para melhorar seus rebanhos. "Trabalhamos com uma seleção mais objetiva e massal, que é a seleção através das DEPs, que dá uma precisão de seleção maior pela metodologia utilizada, pois já trabalha direto pela busca e escolha dos animais superiores através da performance destes animais e dos parentes destes animais e com a variabilidade genética do rebanho em si. Hoje estamos já em uma fase de selecionar os animais, além das características de produtividade, crescimento, conformação, precocidade, musculatura e reprodutivas, estamos buscando animais mais adaptados e resistentes a determinadas situações e desafios da pecuária gaúcha, como a resistência a infestação de carrapato através da DEP Genômica Ecto Parasitas", salientou.

Este ano os organizadores do leilão, que está em sua 48ª edição, também se utilizaram da ferramenta do pré-leilão, pensando na facilidade para os compradores, disponibilizando a oferta em uma plataforma online, com vídeos dos lotes. Ao lançar no pré-leilão e efetivar a compra no leilão, o comprador pode ganhar um desconto extra de 1% em qualquer forma de pagamento. O endereço é http://bit.ly/guatambu-alvorada-caty-2020. A transmissão será pelo Canal Terraviva.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.