CI

Indonésia trabalha para estabilizar preço da soja 

O USDA prevê que a produção de soja da Indonésia totalizará 470.000 toneladas


Foto: Ivan Bueno/APPA

O aumento dos preços globais da soja e uma greve dos produtores Tempe, um alimento fermentado tradicional da Indonésia, levaram o país a implementar um plano de três fases para buscar estabilizar o preço da oleaginosa, de acordo com o Foreign Agricultural Service (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

A Associação Nacional dos Produtores de Tempe e Tofu (GAKOPTINDO) organizou uma greve de três dias no início de janeiro para esclarecer o assunto. O aumento dos preços da soja está afetando as margens de lucro dos produtores de Tempe e tofu. A greve levou o governo a formular um plano trifásico. 

O plano inclui: 

-Operações de mercado, onde os importadores seriam obrigados a vender a soja com prejuízo para os fabricantes de tempe e tofu; 

-Acordos de parceria entre importadores e produtores de soja, que obrigam os importadores a absorver a soja local a preços fixos; 

-Classificar a soja como uma commodity estratégica, permitindo que a Indonésia coloque restrições às importações. 

O USDA prevê que a produção de soja da Indonésia totalizará 470.000 toneladas na campanha de comercialização de 2020-21. Apesar do incentivo, o Ministério da Agricultura da Indonésia se esforça para cumprir sua meta de aumento de produção de soja devido à disponibilidade reduzida de terras e à vontade do agricultor de plantar soja em culturas mais lucrativas. 

Os exportadores dos Estados Unidos venderam 466 mil toneladas de soja da safra 2020/21, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 21 de janeiro, informou nesta quinta-feira o Departamento de Agricultura do país (USDA). Na semana, os principais compradores foram China (322,5 mil t), México (197,8 mil t), Indonésia (165,3 mil t), Egito (89,7 mil t) e Taiwan (72,1 mil t), que compensaram os cancelamentos feitos principalmente por destinos não revelados (620 mil t). 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.