CI

Indústria alimentícia tenta reverter desinformação

Membros reclamam da baixa divulgação sobre a segurança dos produtos


Os representantes da indústria alimentícia afirmam que a mesma está sendo taxada como vilã, devido à desinformação que, segundo eles, precisa ser revertida de alguma forma. O tema foi tratado durante o primeiro dia do Congresso do Wellfood Ingredients – Feira Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Naturais. 

Os membros do setor reclamam que as agências regulatórias têm papel fundamental neste cenário, limitando a divulgação de certos assuntos relacionados, principalmente, a parte científica desse tipo de produto. Como consequência, podem ser comprometidas a liberdade de escolha e a segurança do consumidor. 

Para Luis Madi, Diretor de Assuntos Institucionais e Internacionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (ITAL/SAA), o consumidor final acaba não tendo o conhecimento necessário sobre a segurança dos alimentos, mesmo com a indústria se preocupando muito com isso. “Não chega até a população a evolução da ciência no setor. A desinformação acaba se tornando a maior vilã da indústria”, comenta. 

Segundo Alexandre Jobim, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), a indústria tem interesse em informar todos os aspectos sobre a segurança dos alimentos, mas só podem falar o que é autorizado pelos órgãos regulatórios. “Todos nós queremos uma vida mais saudável. Mas é importante que o consumidor tenha o direito de escolher. Se esses alimentos fossem nocivos, eles seriam proibidos. O consumo excessivo é outro assunto”, argumenta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.