Indústria de arroz da Cooplantio começa a operar em Pelotas/RS

Agronegócio

Indústria de arroz da Cooplantio começa a operar em Pelotas/RS

O local possui uma estação para tratamento de efluentes, que vem ao encontro com um dos objetivos da Cooperativa
Por: -Joana
1408 acessos
Começa a operar neste mês de maio a nova indústria de arroz da Cooplantio (Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto), localizada no Distrito Industrial de Pelotas, na região sul gaúcha, em uma área construída de 10 mil metros quadrados. O local possui uma estação para tratamento de efluentes, que vem ao encontro com um dos objetivos da Cooperativa: a sustentabilidade da atividade agropecuária. Conta ainda com sete silos, capazes de armazenar 350 mil sacos do cereal.


Serão beneficiados e empacotados tanto o arroz branco como o parboilizado, das marcas Direto no Prato (marca da Cooplantio) e Cobagelã. A capacidade inicial de produção é de 200 mil fardos por mês - 100 mil fardos de branco e 100 mil fardos de parboilizado - ou 72 mil toneladas ao ano.

A capacidade potencial, porém, é de 500 mil fardos ao mês ou 180 mil toneladas por ano. A planta industrial foi projetada para a sua duplicação com baixo investimento e sem parada de produção, pois os equipamentos de transporte comportam o dobro da capacidade da linha atual.


Os processos de beneficiamento, parboilização e caldeira automatizados garantem o controle integral e a padronização do produto. Em relação a parboilização, possibilita a redução de coloração e de odor, além de flexibilizar a produção, permitindo adequar o produto conforme características solicitadas pelo cliente.

Em 2011, a Cooplantio já fechou contratos de exportação de arroz parboilizado, integral, branco e em casca para países como Portugal, Itália, Holanda, Chile, Venezuela, Cuba, Benin, Nigéria e África do Sul. Maiores informações poderão ser obtidas no estande da Cooplantio na Expoarroz, que ocorre de 10 a 13 de maio, em Pelotas.



As informações são de assessoria de imprensa

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink