Industria de fertilizantes especiais cresce 19,3%

MERCADO

Industria de fertilizantes especiais cresce 19,3%

“Do faturamento total do setor, 83,6% foram oriundos de produtos nacionais"
Por: -Leonardo Gottems
1520 acessos

A indústria brasileira de fertilizantes especiais acabou registrando um crescimento de 19,3% no ano de 2018 sobre 2017, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo). De acordo com a pesquisa, a previsão é de uma expansão em torno de 21% no faturamento do setor em 2019. 

Em 2018, o percentual representa um faturamento bruto de R$ 7,6 bilhões, sendo que o segmento de fertilizante foliar representou 71% do total faturado. Na sequência vem o fertilizante organomineral, com 12% de participação, condicionadores de solo, com 10%; fertilizante orgânico, que teve 4%; e substrato para plantas, com 3% da receita global. 

“Do faturamento total do setor, 83,6% foram oriundos de produtos nacionais e 16,4% vieram de importações. Em termos de categorias comercializadas, os fertilizantes organominerais foram os que registraram maior crescimento de vendas, com avanço de 21% sobre o resultado de 2017”, indicou a Abisolo. 

Quando levados em consideração os tipos de culturas, o estudo indicou que 47% das vendas totais do setor tiveram como destino a lavoura da soja, seguida de frutas, hortaliças e legumes (11%), milho (11%), café (9%) e a cana-de-açúcar, ficando com 6%. O restante foi dividido entre citros, algodão, feijão, pastagem, arroz, reflorestamento e plantas ornamentais. 

Nesse cenário, foram comercializados 815,9 milhões de litros, sendo que, desse total, 54% foram de fertilizantes foliares, com um total de 441,3 milhões de litros. Os organominerais atingiram a marca de 373,3 milhões de litros. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink