CI

Indústria quer Banrisul financiando insumos para pequenos agricultores

Ofício, neste sentido, foi protocolado pela entidade junto à instituição de crédito estadual


O Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs) está pleiteando, junto ao Banrisul, a criação de uma linha especial de crédito, para financiar a aquisição de insumos agrícolas pelos pequenos produtores rurais. Ofício, neste sentido, foi protocolado pela entidade junto à instituição de crédito estadual.

O objetivo do Sindicato, segundo seu presidente, Torvaldo Antonio Marzolla Filho, é de que o crédito seja similar ao do Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, com carência, longo prazo e juros compatíveis, especialmente nas operações para a aquisição de calcário, sementes selecionadas e fertilizantes. Observa que cerca de 90% dos agricultores familiares do Rio Grande do Sul estão excluídos do financiamento para a compra de insumos, devido a problemas decorrentes de frustrações de safras, insuficiência de garantias bancárias e outros fatores. “A ideia é que o Banrisul, pela sua extrema capilaridade e proximidade com o meio rural, possa buscar preencher esta lacuna, tentando alavancar recursos de baixo custo junto à União e ao Estado, que possam ser aportados em condições favorecidas aos micro e pequenos agricultores a tempo de providenciarem o preparo do solo, o plantio e as demais providências com vistas às culturas de verão, especialmente no que diz respeito ao milho, soja e arroz”, resume o presidente do Siargs.

O tema também foi discutido em reunião dos representantes da indústria de adubos e calcário com o presidente do Banrisul, Mateus Bandeira e demais dirigentes do setor.

As informações são da assessoria de imprensa da Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (Siargs).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.