CI

Industrializados precisam de reformulação

Medidas envolvem informações relacionadas à presença de açúcar nesses alimentos


Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirmam que os alimentos industrializados precisam passar por uma reformulação visando a diminuição do consumo de açúcar. De acordo com Rosires Deliza, uma dessas pesquisadoras, é necessário também que os rótulos expliquem exatamente a quantidade de açúcar que contém nesse tipo de alimentos. 

Nesse cenário, ela explica também que vários estudos realizados na Embrapa Agroindústria de Alimentos mostraram que as crianças têm menor percepção em relação à redução do açúcar. “Como o mesmo suco pode ser consumido por adultos e crianças, através dos estudos, foi verificado que a retirada gradual de quantidades de açúcar não é sensorialmente percebida por nenhuma faixa etária”, comenta. 

Além disso, a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Jaime, apresentou um trabalho em que mostrou o padrão do consumo de açúcar na população brasileira. “Os estudos mostram que o brasileiro está consumindo muito açúcar e esse consumo excessivo está associado a um conjunto de doenças, em especial o sobrepeso, ou obesidade, que tem um impacto grande no perfil de adoecimento, inclusive de mortalidade da população brasileira”, indica. 

Para o pesquisador da Universidad de La República, no Uruguai, Gastón Ares, sobre o rótulo “hoje é praticamente impossível identificar quais alimentos têm grande quantidade de açúcar porque essa informação não é obrigatória. Mas há muitas maneiras de incluir essa informação de forma bem clara ao consumidor como, por exemplo, uma identificação na embalagem sobre a alta quantidade de açúcar presente no produto”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.