CI

Inflação mundial de alimentos bate novo recorde

“Os preços mundiais de matérias-primas alimentares deram um salto"


Foto: Pixabay

O índice de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas da Agricultura e Alimentação (FAO) atingiu em março a média de 159,3 pontos, mais 12,6 % do que em Fevereiro, sendo esse um novo recorde desde que o índice foi criado na década de 1990.   É “um salto gigantesco”, afirma a FAO no seu comunicado desta quinta-feira, onde diz ainda que “os novos máximos de sempre para os óleos vegetais, cereais e subíndices de carne, enquanto os do açúcar e produtos lácteos também aumentaram significativamente”, segundo o Público, de Portugal.

Esse índice é feito com a média de preços de cinco índices de preços de bens alimentares, que são carne, lacticínios, cereais, óleos vegetais e açúcar, ponderados pela média das quotas de exportação mundial de cada um dos grupos no período de 2014-2016. “O último nível do índice”, contextualiza a FAO, “já era 33,6% mais elevado do que em março de 2021”.

“Os preços mundiais de matérias-primas alimentares deram “um salto significativo em Março para atingir os seus níveis mais elevados de sempre”, com a “guerra na região do Mar Negro” a ter um efeito de “choque através dos mercados de grãos básicos [cereais de grão utilizados na alimentação e ração animal] e óleos vegetais”, explica a FAO.

O índice referente aos cereais teve um crescimento de 17,1% (para 170,1 pontos) e o de óleos vegetais disparou 23,2% (para 46,9 pontos) em apenas um mês. Ainda que previsível após a guerra ter começado, a “perda de exportações da região do Mar Negro exacerbou a já curta disponibilidade global de trigo”, indica a FAO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.