CI

Influenza Aviária tem impactos pelo mundo

A França resolveu suspender as exportações de frango para a China


Foto: Pixabay

A Influenza Aviária é causada por um vírus que causa doença infecciosa aguda que ataca aves silvestres e domésticas. É altamente fatal nas aves e também pode ser transmitida para humanos.

Vários casos têm preocupado o mundo nas últimas semanas. Na Europa vários casos da cepa H5N8 foram detectados em aves de diferentes países europeus. A Espanha notificou o primeiro caso em um falcão peregrino em Cantábria, norte do país. 

Em julho passado, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) fez um alerta global quando casos de influenza aviária foram detectados no sul da Rússia e no Cazaquistão. Desde agosto, a migração de aves para áreas mais quentes tem causado o aparecimento de casos na Holanda, Suécia, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Irlanda, França, Croácia, Polônia, Itália, Áustria e, mais recentemente, na Espanha. A maioria desses casos ocorreu em aves selvagens, mas de 20 de outubro a 26 de novembro ocorreram 31 surtos em granjas de diferentes países, que forçaram o abate de muitas aves.

Na França o primeiro foco da doença foi identificado no dia 16 de novembro, na região de Haute-Corse, no norte da ilha da Córsega. Na última terça-feira (2) o país informou ter encontrado dois outros focos ligados ao primeiro nas regiões de Yvelines e no sul da Córsega. Com o surto a França resolveu suspender voluntariamente as exportações de frango para a China.

Os reflexos da doença também são sentidos na Ásia. Hong Kong estabeleceu a suspensão das importações de todo e qualquer produto avícola de regiões específicas de três países com notificação de Influenza Aviária: Holanda, Coreia do Sul e Japão.

Um surto também se espalha pelo Japão que tem a pior incidência desde 2016. O  primeiro caso foi descoberto na Província de Kagawa e já há casos
em uma granja avícola na cidade de Hyuga, no sudoeste. 

O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, se mantem longe da Influenza Aviária. Nunca foram registrados casos de influenza aviária no Brasil, quer seja em plantéis avícolas comerciais, aves migratórias ou na população humana.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.