CI

Infocafé de 25/10/21

A bolsa de N.Y. finalizou a segunda-feira em alta


Foto: Marcel Oliveira

A bolsa de N.Y. finalizou a segunda-feira em alta, a posição dezembro oscilou entre a máxima de +3,95 pontos e mínima de -2,60 fechando com +2,70 pts.

O dólar fechou em queda de 1,27%, cotado a R$ 5,5566. A semana começou com mais instituições financeiras prevendo aceleração no ritmo de aumento dos juros, à medida que investidores veem desancoragem das perspectivas inflacionárias em meio à desvalorização cambial e ao cenário geral de incerteza. Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs furar o teto de gastos (mecanismo que limite o aumento da maior parte das despesas à inflação do ano anterior) para viabilizar o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil. Na visão do mercado, as manobras para furar do teto dos gastos colocam ainda mais pressão no dólar e no Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que decide nesta quarta-feira (27) a nova taxa básica de juros (Selic), atualmente em 6,25% ao ano. O mercado financeiro também elevou de 8,25% para 8,75% ao ano a previsão para a Selic no fim de 2021. E, para o fim de 2022, os economistas do mercado financeiro subiram a expectativa para a taxa Selic de 8,75% para 9,5% ao ano, segundo a pesquisa Focus.

Segundo atualização divulgada pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), a virada do mês terá boas chuvas nas principais regiões produtoras do país. No mês passado, com a confirmação da previsão de um La Niña, as preocupações do setor produtivo se voltaram para a reta final de outubro, quando as chuvas, na teoria, poderiam ter uma diminuição nos volumes. De acordo com o NOAA, no período entre 22 e 30 de outubro, os maiores volumes são previstos para o Sudeste do Brasil, com acumulados entre 80mm e 90mm no período. O modelo também mostra condição para chuvas entre 70mm e 90mm em todo Centro-Oeste. Além de indicar a permanência da umidade no Matopiba, com exceção do norte do Maranhão e do Piauí que devem continuar com volumes mais baixos. Para o Sul do Brasil, o NOAA prevê chuvas nos três estados, mas com volumes mais baixos quando comparados com as demais regiões do país. No noroeste do Paraná, as chuvas podem chegar a 80mm, enquanto as demais áreas podem ter chuvas entre 20mm e 25mm. Na virada do mês, entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, o NOAA mostra chuvas mais expressivas para o Matopiba. De acordo com o NOAA, os volumes podem ultrapassar os 100mm no período. Nas demais regiões do país, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 60mm e 90mm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.