CI

Infocafé de 26/03/21

A moeda norte-americana subiu 1,26%


Foto: Pixabay

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em alta, a posição maio oscilou entre a máxima +3,00 pontos fechando com +1,90 acumulando na semana -0,50 pts.

A moeda norte-americana subiu 1,26%, cotada a R$ 5,7416. Na semana, o dólar avançou 4,73%. Na quinta-feira, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ser equivocada a visão de que intervenções no câmbio feitas pela autoridade monetária em dias em que o real está apreciando estariam ligadas ao cenário inflacionário.

"Gostaria de deixar bem claro que nós entendemos que o efeito que o câmbio traz para nós é o efeito inflacionário através dos canais, a gente tem olhado isso há bastante tempo", disse Campos Neto em entrevista à imprensa, em evento no qual sinalizou que os juros poderiam subir menos do que o projetado pelo mercado - o que seria um revés para o câmbio.

Manter a produção e realizar a colheita mesmo diante de fortes chuvas são os principais desafios enfrentados pelos cafeicultores da Colômbia neste ano, disse a federação de café do país nesta quinta-feira, acrescentando que os agricultores também trabalham para manter sua renda e evitar casos de Covid-19. A Colômbia, uma das maiores produtoras de arábica lavado do mundo, atingiu uma produção de 13,9 milhões de sacas de 60 kg de café no ano passado, queda de 6% na comparação anual. “Teremos que conviver com o desafio da Covid-19, tentar administrá-lo, continuar com nossa campanha de prevenção, apoiar os planos de vacinação, esse é o enorme desafio que teremos”, disse o presidente da federação, Roberto Velez, em entrevista coletiva virtual. Até o momento, a Colômbia aplicou 1,38 milhão de doses de vacinas contra Covid-19, tendo registrado 2,35 milhões de casos e mais de 62 mil mortes em decorrência da doença. “O segundo desafio tem a ver com as quantidades produzidas, já que tivemos um clima que não é favorável à produção de café”, afirmou Velez, referindo-se às fortes chuvas vistas nas últimas semanas. Ainda segundo ele, garantir o lucro para os cafeicultores também é um desafio.

O preço do café arábica em Nova York tem operado em cerca de 1,30 dólar por libra-peso neste ano, em meio à desvalorização do peso colombiano, enquanto o prêmio pela qualidade gira em torno de 45 centavos a 50 centavos de dólar por libra-peso. Uma proposta de reforma tributária que deve ser enviada ao Congresso colombiano no mês que vem seria preocupante no caso de um aumento nas tarifas sobre fertilizantes, acrescentou Velez. A federação projeta que os cafeicultores colherão cerca de 6 milhões de sacas no primeiro semestre deste ano, e 14 milhões durante todo o ano de 2021.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.