CI

Informação: o insumo mais valioso da agropecuária

Informativo Agropecuário Coopercitrus comemora 25 anos


Informativo Agropecuário Coopercitrus comemora 25 anos e muda o nome para Coopercitrus Revista Agropecuária
A Coopercitrus Revista Agropecuária, um veículo de comunicação da Coopercitrus, nasceu em outubro de 1986 da necessidade do departamento técnico agropecuário da cooperativa se comunicar com os cooperados. Criada para celebrar os 10 anos da Coopercitrus, a revista aproximou ainda mais a cooperativa dos produtores rurais, incrementando sua comunicação. Assim, também passou a contribuir com o fortalecimento da imagem da Coopercitrus, com a disseminação de novas técnicas de produção, com o desenvolvimento do setor agropecuário regional e com a divulgação dos princípios cooperativistas.
 
De lá pra cá, a Revista evoluiu em todos os sentidos. São 301 meses em que, sem deixar de ser publicada uma única vez, a Revista levou aos cooperados informações atualizadas sobre as atividades da Coopercitrus e o apoio que oferece aos produtores rurais nas áreas de fornecimento de insumos, máquinas, implementos, combustíveis e lubrificantes, assistência técnica agronômica e veterinária, armazenagem de grãos, crédito e meio ambiente, entre outros serviços essenciais. São também 301 meses de matérias técnicas cobrindo as culturas e criações de maior expressão entre os cooperados.
 
É verdade que a Revista já nasceu com a credibilidade do nome de uma das mais fortes e atuantes cooperativas agropecuárias do Estado de São Paulo, mas, sem nenhuma dúvida, contou também com diversos outros fatores para se manter forte no mercado e chegar ao patamar de ser considerada a segunda revista mais lida do segmento, conforme pesquisa da ABMR (Associação Brasileira do Agronegócio), realizada em 2006. “A revista chega gratuitamente todos os meses, direto à propriedade de mais de 18 mil produtores rurais. Por esta facilidade, pela credibilidade e pela qualidade, a revista é reconhecida como um dos mais eficientes e dinâmicos de seu segmento”, acredita a jornalista e editora da revista Maria Dolores Figols y Costa, que desde a primeira edição coordena a elaboração da revista.
 
Uma das reportagens da Revista foi inclusive premiada no III Prêmio Abag/RP de Jornalismo. A reportagem de capa da edição de outubro de 2010, intitulada “Tomaticultura lidera crescimento e lucratividade no setor de hortaliças”, foi escolhida como a melhor da modalidade Revista. A reportagem teve foco no cooperado Edson Aparecido Brás, de Novo Horizonte, SP, que aposta na cultura há 20 anos. Promovido pela Abag/RP (Associação Brasileira do Agronegócio), o prêmio tem o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional.
 
Nome da revista
 
A revista nasceu sob o nome Informativo Coopercitrus e em 1996 mudou para Coopercitrus Informativo Agropecuário. Esta mudança de nome ocorreu porque, antes de acrescentar o nome “agropecuário”, os leitores e anunciantes pensavam que esta publicação tratava apenas sobre citricultura, o que não era verdade. Na edição de outubro, na qual completou 25 anos de existência, a Revista anunciou seu novo nome: Coopercitrus Revista Agropecuária, já que a revista cresceu e tomou tão grandes proporções que há muito deixou de ser um simples informativo e passou a ser uma completa e grande revista que muitas vezes chega a ser publicada com 65 páginas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.