CI

Informações fundiárias serão integradas à base de dados geoespaciais

O sistema, vai integrar informações fundiárias inéditas sobre terras públicas federais geradas pelo Terra Legal a demais bases de dados geoespaciais


O Terra Legal Amazônia realiza nesta quinta-feira (09-12) o Workshop Sistema de Informações Geográficas da Amazônia (SIG Amazônia). O sistema, que foi desenvolvido em parceria com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vai integrar informações fundiárias inéditas sobre terras públicas federais geradas pelo Terra Legal a demais bases de dados geoespaciais (Unidades de Conservação, Projetos de Assentamento, Reservas Indígenas, etc) e a dados do desmatamento divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).O Workshop SIG Amazônia faz parte da programação da Semana da Agricultura Familiar, organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O SIG foi desenvolvido com a colaboração da equipe técnica do Centro Regional do Sipam em Belém. Para Flávio Altieri, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, para se criar um sistema é necessário um conjunto de componentes, entre eles, o institucional, tecnológico e recursos humanos. Segundo Altieri, a experiência poderá ser expandida com adaptação para peculiaridades das regiões amazônicas.

Para Marcelo Arbage, analista em reforma e desenvolvimento agrário do Terra Legal, o sistema feito em parceria com o Sipam representa um salto de qualidade. Isso significa, “preservar informações que estavam se perdendo com a ação do tempo, agregar dados de sistemas que não se comunicavam com o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), a fim de fazer a identificação da malha fundiária na Amazônia Legal”. “Ao final desse programa, esperamos levar aos pequenos e médios agricultores, a segurança da entrega do título de propriedade de suas terras, levando a tão sonhada paz no campo”, enfatizou Arbage.

O diretor-geral do Sipam, Rogério Guedes, destacou a importância de desenvolver uma ferramenta que atendesse a necessidade de um Banco de Dados para o Terra Legal. Guedes ressaltou que, no início das discussões para parceria com o MDA, a intenção era “colocar todas as ferramentas tecnológicas do Sipam a fim contribuir para a eficiência do programa de regularização fundiária”

Serviço:

Workshop Sistema de Informações Geográficas da Amazônia (SIG Amazônia)
Data: 9 de dezembro de 2010 (quinta-feira)
Horário: 14h30
Local: Auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) - Setor Policial Sul, área especial 5, quadra 3, bloco K, térreo
Mais informações: Manoela Frade (61) 3214 0501/ 9333 8912
 
As informações são da assessoria de imprensa do Sipam.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.