CI

Inicia colheita da safra precoce de soja no sul do MS


A colheita de soja já iniciou no município de Dourados, sul do Mato Grosso do Sul. Pelas avaliações do agrônomo da Cooperplan, Ângelo Ximenez, a soja mais precoce, conhecida como springer, começou a ser colhida. Os números ainda são tímidos (2%), já que o bolo maior começa a ser retirado das lavouras a partir do dia 20 de fevereiro. "Estamos com chuvas aqui hoje, o que é benéfico para as lavouras que estão ainda em crescimento", explica Ximenez, que indica 40% da safra em fase de maturação fisiológica, quer dizer, último estágio do desenvolvimento. Segundo ele, as demais lavouras estão 50% em fase de formação de vagem e enchimento de grão e 10% na fase canivete.

Um dos problemas que os produtores enfrentaram nesta última semana, e, que felizmente já foi contornado, foi a incidência da lagarta da vagem. A praga atacou a soja, mas a eficácia no tratamento da cultura livrou o produto de maiores problemas. O agrônomo mantém a estimativa de 2.700 Kg/ha e até mais de rendimento para a temporada 2002/03. O preço da saca de 60 kg, segundo ele, está em R$ 38,00.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.