CI

Iniciado plantio de milho em pleno inverno

A possibilidade de geadas não tem sido empecilho para agricultores no Sudoeste do PR iniciassem o plantio de milho precoce


A possibilidade de geadas no mês de agosto e início de setembro não tem sido empecilho para que muitos agricultores no Sudoeste iniciassem nesta semana o plantio das sementes de milho precoce. Mesmo estando no período de inverno e por isso fora da época recomendável para o plantio do milho, o calor dos últimos dias e a umidade no solo vem contribuindo para que muitos produtores que utilizam alta tecnologia mantenham a tradição cultivando a safra de verão a partir do dia 20 de agosto.

Se existe a preocupação de que ainda podem ocorrer geadas e com isso danificar as plantas de milho com mais de quatro folhas – menos podem rebrotar - o comportamento climático dos últimos anos e a melhor condição para a safrinha de feijão ganham peso para a aposta. Se existe risco de perder milho para o clima, esse prejuízo ainda pode ser remediado por conta do prazo de replantio. Já no caso da safrinha de feijão, quanto mais tarde houver o plantio, maiores as possibilidades de perder para as geadas de maio. A partir daí não existe mais tempo hábil para o replantio.

Planejamento

Na interpretação do agricultor da comunidade de Independência, em Pato Branco, Eucir Brocco, não se trata de querer adivinhar o comportamento climático e nem de um ato impensado, mas sim de uma programação de safra definida ainda no final da última. “Todo ano começo o plantio do milho a partir do dia 20 de agosto porque tenho definido a área que vou plantar de feijão. Se não fosse plantar a safrinha certamente não iniciaria os trabalhos agora para não correr um risco sem necessidade. A vantagem é que plantando agora posso colher em janeiro, e com isso o feijão terá o melhor período para desenvolver por conta do clima quente”, explicou o produtor, consciente do perigo de geada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.