CI

Iniciativa busca identificar gargalos produtivos em ervais brasileiros

Cooperação entre instituições públicas e empresas privadas lançou um levantamento para identificar os entraves produtivos dos plantios de erva-mate


Uma cooperação entre instituições públicas e empresas privadas lançou um levantamento para identificar os entraves produtivos dos plantios de erva-mate no Brasil. O objetivo é conhecer, junto aos produtores rurais, os gargalos de produção. Os resultados vão subsidiar ações de pesquisa, transferência e difusão de tecnologias mais eficientes para a cultura da erva-mate, principal produto de origem florestal não-madeireiro do Sul do país e segundo . “Trata-se de um estudo prospectivo inédito no Brasil. A ideia é também levantar informações sobre quais tecnologias os produtores adotam em todas as regiões produtoras e o nível de adoção”, explica Ives Goulart, analista da Embrapa Florestas e um dos responsáveis pelo levantamento.

A iniciativa foi idealizada pela Embrapa e UFPR, em parceria com Emater-RS/Ascar, Emater-PR, Epagri, Agraer-MS e pelas empresas Fazenda Água Viva e Data-Matte. Dessa forma, o levantamento alcançará os quatro estados produtores de erva-mate no Brasil: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. "Em pouco tempo de lançamento, já percebemos uma grande adesão dos produtores ao levantamento. Estamos otimistas em consolidar um retrato importante da cultura da erva-mate no país e planejar ações específicas no futuro", finaliza Goulart.

O levantamento está sendo realizado nas versões on line e impressa. O link para uso em PCs, tablets e celulares é https://www.onlinepesquisa.com/s/embrapa_ufpr_erva-mate. Já os formulários em PDF estão sendo enviados aos parceiros para uso presencial com os produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.