CI

Inimigo invisível: mofo branco pode "derrubar" até 70% das lavouras

Ele é um inimigo que invade lentamente


Paulo Fachin, diretor presidente da Ceagro, alerta que fungo já é encontrado em solos do Maranhão ao Rio Grande do Sul. Saiba como combatê-lo
 
Ele é um inimigo que invade lentamente as lavouras soja de regiões localizadas em altitudes médias e elevadas e age com efeitos devastadores desafia os agricultores. O mofo branco chega a derrubar até 70% da produção. "A ferrugem na soja e doenças de final de ciclo são simples em comparação ao mofo branco", alerta Paulo Fachin, diretor presidente da Ceagro.

 
O fungo já é encontrado em solos do Maranhão ao Rio Grande do Sul. No Paraná preocupa, pois aparece em planaltos de apenas 450 metros de altitude, como a região dos Campos Gerais. Além disso, fenômenos climáticos, como a La Niña, facilitam a proliferação do mofo, pois as temperaturas à noite tendem a ser mais baixas.
 
O mofo branco ataca a planta na fase de floração, entre dezembro e janeiro. Ele se esconde por trás das ramagens, nas partes mais baixas da soja, o que impede a pulverização. "As pulverizações não têm capacidade de penetrarem no local em que está ocorrendo a infestação. Por isso, o agricultor sofre porque é de difícil controle", explica Fachin.

 
Para se proliferar, o mofo branco se aproveita de mais de 400 plantas como hospedeiras, antes de atacar diretamente a soja. Umas recomendações para evitar o fungo é a rotação de culturas, e a utilização da palha para dificultar a invasão do mofo. Isso sem contar com o controle biológico, daí utilizando um outro fungo. "O produtor precisa estudar maneiras de combatê-lo, trocar experiências, participar de congressos e encontros para tratar do problema. Quem não fizer isso, pode ter grandes prejuízos nas próximas safras", completa o diretor presidente da Ceagro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.