CI

Inmet alerta para pancadas de chuva no Nordeste

Chuvas para Norte e parte do Nordeste no próximo trimestre


Trovoadas e rajadas de vento atingem o oeste da Bahia. Boletim Climatológico prevê chuvas para Norte e parte do Nordeste no próximo trimestre

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento ocasionais no oeste da Bahia. As informações estão no Aviso Especial no. 395 válido para esta quinta-feira, 1° de dezembro.

A meteorologia prevê chuva acompanhada de possíveis trovoadas no centro e sul do Maranhão, sul do Piauí, sul e oeste da Bahia. Há possibilidade de chuva no sul e centro do ceará, litoral da Paraíba, litoral, Zona da Mata e centro de Pernambuco. No Norte, pancadas de chuva e trovoadas atingem Amazonas, sul e oeste do Pará, Roraima, Acre, Rondônia e Tocantins.

Chove também no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul. No Sudeste o tempo fica encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. No Sul, a chuva atinge o leste e norte do Paraná, leste de Santa Catarina, litoral e serra nordeste do Rio Grande do Sul.

Previsão climática trimestral

A ação do atual episódio de La Niña é comparável a de episódios passados de intensidade forte a moderada e deve continuar favorecendo o aumento das chuvas na maior parte da região Norte do Brasil, durante o período de dezembro 2010 a fevereiro 2011. Os modelos de previsão climática indicam a possibilidade de enfraquecimento desse episódio de La Niña entre os meses de verão e outono de 2011.

A previsão climática de consenso para o trimestre dezembro de 2010 a fevereiro de 2012 (dezembro de 2011, janeiro e fevereiro de 2012) indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica para grande parte da região Norte.

Quanto às temperaturas o Boletim informa que estão sendo previstas entre as categorias normal a acima da normal climatológica na maior parte do Brasil, com maior probabilidade de valores próximos à normal climatológica no Norte.

O trimestre apresenta poucas ocorrências de queimadas, especialmente na região Norte (norte e leste do Pará e Roraima) e na Região Nordeste. A tendência é de redução das queimadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Clique aqui e confira a íntegra do Prognóstico
(http://www.inmet.gov.br/html/prev_clima_tempo/prognostico_climatico_trimestral/pc/PC1111_b.pdf)
Muito longo texto!
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.