CI

Inmet celebra Dia Meteorológico Mundial

Durante a solenidade haverá palestras e exposição


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet), duas palestras e uma exposição sobre o tema “Monitorar o tempo para proteger vidas e propriedades: Comemorando os 50 anos da Vigilância Meteorológica Mundial". O evento será realizado na manhã desta quinta-feira, 21 de março, no Auditório Adalberto Serra, localizado na sede do Instituto, em Brasília, em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial.

Todos os anos, em 23 de março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), seus 191 países-membros e a comunidade meteorológica internacional celebram – com um tema oportuno – o Dia Meteorológico Mundial, para comemorar a entrada em vigor do convênio que criou a Organização, em 1950. Este ano, a data será celebrada em 21 de março e a escolha do tema foi feita pelo Conselho Executivo da OMM, durante sua 64ª reunião realizada em Genebra, na Suíça, em junho de 2012.

O secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, em mensagem dirigida à comunidade meteorológica mundial, disse que o tema enaltece uma das razões de ser da Organização: a redução de danos causados pelos perigos relacionados ao tempo, clima e água, e reconhece a contribuição da Vigilância Meteorológica Mundial para atingir este objetivo.

A importância da Vigilância Meteorológica Mundial – Estabelecida em 1963, pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, sob o patrocínio da OMM, “a Vigilância Meteorológica Mundial é um marco no que concerne à cooperação global. Ela combina sistemas de observação, instalações de telecomunicações e centros de processamento de dados e previsão para disponibilizar as informações meteorológicas e ambientais necessárias para permitir a troca de informações em tempo real e fornecer serviços eficientes em todos os países”, esclarece Jarraud.

Ele considera que o Dia Meteorológico Mundial é uma ocasião para engrandecer o trabalho realizado pelos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais “24 horas por dia, 365 dias por ano, para observar e proteger vidas e propriedades”.  Conclui afirmando que tempo, clima e redução de riscos de desastres são fundamentais para qualquer agenda política nacional e internacional, que abordem os desafios do século 21, incluindo o desenvolvimento sustentável e que o Dia Meteorológico Mundial 2013 é uma ocasião única para reforçar esta mensagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.