CI

Inmet não prevê chuvas em grande parte do país

Faz mais de cem dias que não chove em Brasília e não há previsão de chuvas para os próximos sete dias, de acordo com o Inmet


Faz mais de cem dias que não chove em Brasília e não há previsão de chuvas para os próximos sete dias. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O período de seca e de baixa umidade relativa proporciona problemas de saúde e o aumento de queimadas.

Tradicionalmente, entre maio e setembro, a seca ocorre nas regiões Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste mas, neste ano, ocorreram mudanças. O período seco também atingiu o Paraná. Já são 60 dias sem chuvas. No município de Palmas, a situação é mais grave: a população não vê chuva há mais de 100 dias.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Expedito Rebello, o mês de agosto também foi um dos mais secos dos últimos anos. A baixa umidade relativa, que antes ocorria apenas no Distrito Federal, Goiânia e na parte oeste de São Paulo, também apresentou mudanças. Neste ano, a baixa umidade se estendeu para os estados do Mato Grosso, que chegou a apontar 13% de umidade; Tocantins, 11%, e São Paulo com 15%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.