CI

Inoculação pode proteger a soja contra crestamento foliar

Atualmente não há cultivares de soja resistentes ao CLB e os fungicidas estão se tornando menos eficazes


Foto: Divulgação

Relatada em três grandes países produtores de soja na América do Sul (Argentina, Brasil e Paraguai), a queima das folhas de Cercospora (CLB) é uma ameaça global para a soja. CLB causa lesões roxas escuras nas folhas e desfolha prematura, o que pode diminuir a produção de soja. A doença conhecida como "crestamento foliar de cercospora", causada por C. kikuchii, é considerada uma doença de final de ciclo e pode causar reduções de rendimento em mais de 20%. Além disto, o fungo causa a mancha púrpura na semente, reduzindo a qualidade e a germinação.

Atualmente não há cultivares de soja resistentes ao CLB e os fungicidas estão se tornando menos eficazes à medida que a doença desenvolve resistência e uma das formas de combate é desenvolver variedades de soja resistentes.

Graças a uma colaboração entre cientistas do Japan International Research Center for Agricultural Sciences no Japão e da National University of Northwestern Buenos Aires e do National Institute of Agricultural Technology do Brasil, um método de inoculação pode identificar a resistência contra um dos Patógenos CLB.

"Desenvolver uma inoculação para esta doença foi difícil, mas finalmente desenvolvemos o protótipo deste método", explicou Takeshi Kashiwa. Seu método usa apenas folhas para inoculação, o que dá uma grande vantagem para a triagem de materiais genéticos de soja por meio de pequenos delineamentos experimentais.

"O método pode ajudar os criadores a selecionar candidatos para material genético contra a doença", disse Kashiwa.  "O Uso de Inoculação de Folha Desanexada para Seleção de Resistência de Cercospora kikuchii em Genótipos de Soja", foi publicado no PhytoFrontiers.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.