CI

Inoculante para trigo ganha registro no Ministério da Agricultura

Masterfix Gramíneas, produzido pela Stoller do Brasil, conquista registro


Masterfix Gramíneas, produzido pela Stoller do Brasil, há um ano no mercado para culturas de de milho e arroz com eficiência comprovada, conquista registro para uso em trigo

O inoculante Masterfix Gramíneas, desenvolvido pela Stoller do Brasil, acaba de receber o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para também ser aplicado nas lavouras de trigo. O Masterfix Gramíneas, produzido com as estirpes Abv5 e Abv6 da bactéria Azospirillum brasilense, selecionadas pela Universidade Federal do Paraná, testadas pela Embrapa e aprovadas pela RELARE, é um inoculante líquido altamente eficiente em fornecer nitrogênio para o milho, arroz e a partir de agora para trigo. A Stoller do Brasil está há mais de quatro anos pesquisando e desenvolvendo a bactéria Azospirillum brasilense, e tem registro no MAPA desde 2009 para as culturas do milho e arroz. Com o sucesso das pesquisas e no aumento da produtividade das lavouras, o produto pioneiro no milho e arroz garante o sucesso das lavouras brasileiras.

A bactéria Azospirillum brasilense fixa o nitrogênio do ar e o transforma em amônio, forma prontamente assimilável pelas plantas. Apesar da reação de transformação do nitrogênio ser semelhante a que ocorre na indústria, esta reação na bactéria ocorre em temperatura e pressão ambientes, não havendo consumo de combustível fóssil. Portanto, o fornecimento de nitrogênio via fixação biológica representa baixo investimento, menos que 1% do custo de produção total dessas gramíneas, trazendo ótimos incrementos na produtividade e, consequentemente, na rentabilidade do agricultor. “São inúmeros os resultados positivos com o Masterfix Gramíneas nas pesquisas junto às instituições oficiais e nos campos em todo o Brasil, promovendo um incremento médio de oito sacas por hectare quando associado à adubação nitrogenada total, comprovando a importância da inoculação das gramíneas. Entretanto, o investimento na pesquisa e no desenvolvimento pela Stoller do Brasil continua, buscando ainda mais respostas para aumentar o aporte do nitrogênio em trigo, milho e arroz, permitindo uma redução substancial do uso de adubos nitrogenados nestas culturas”, afirma engenheiro agrônomo Solon Araújo, consultor da Stoller do Brasil.

O tema central das discussões sobre a agricultura moderna é a sustentabilidade do sistema de produção agrícola, sendo o homem o responsável por manejar a sua lavoura de forma ambientalmente correta para que se obtenham produtividades crescentes com qualidade e rentabilidade, atendendo à demanda por alimentos da população mundial atual e das gerações futuras. E isso não significa ampliar as áreas agricultáveis e sim aumentar a produtividade verticalmente, na mesma área que já produz há anos. Mas como produzir mais com sustentabilidade?

Para que sejam alcançados rendimentos máximos nos cultivos de cereais, como o trigo, são necessárias grandes quantidades de fertilizantes, especialmente os nitrogenados, que apresentam elevados custos por serem produzidos com alto gasto de energia não renovável: para cada 1 quilo de adubo nitrogenado são utilizados 2 quilos de combustível fóssil. Além disso, as quantidades de nitrogênio aplicadas, geralmente, não atendem a necessidade dessas culturas e uma porção é perdida por processos de lixiviação, volatilização e outros, deixando parte do ciclo dessas plantas com baixa disponibilidade deste nutriente. Essas bactérias são capazes de fornecer o nitrogênio de forma adequada, durante todo o ciclo da planta, a um custo baixíssimo, de forma ambientalmente correta sendo, portanto, uma tecnologia que contribui diretamente para o aumento da produtividade e da qualidade dos grãos com alta sustentabilidade.

O investimento em tecnologias ambientalmente corretas, economicamente viáveis, com alta eficácia agronômica e com excelentes perspectivas para que venham a contribuir com o uso racional de fertilizantes químicos é, sem dúvida, uma das diversas práticas que contribuem com a agricultura altamente produtiva e sustentável. E é neste âmbito que a Stoller do Brasil continua a desenvolver e oferecer soluções inovadoras e de qualidade.

As informações são da assessoria de imprensa da Stoller do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.