CI

Inoculantes podem não estar fazendo muito pelo solo

"Se o agricultor investiu milhares nos inoculantes, pode ter sido um desperdício de dinheiro”


Um pesquisador da University of British Columbia (UBC), no Reino Unido, está usando seu último estudo para questionar se os aditivos do solo valem a pena e afirmou que os inoculantes podem não estar fazendo muito pelo solo. O estudo, no qual participaram pesquisadores da Agricultura e Agroalimentar do Canadá, foi publicado recentemente na Science of The Total Environment. 

"Existem muitas empresas que produzem micróbios e estão pressionando os agricultores para que façam parte de uma revolução verde", diz Hart. "Esses produtos são considerados mais respeitosos com o meio ambiente do que fertilizantes e pesticidas, mas não há evidências de que eles estejam funcionando ou que possam até mesmo se estabelecer ou crescer no solo", completa. 

Os fungos micorrízicos arbusculares (MA) vivem dentro e ao redor das raízes das plantas, ajudando as plantas a absorver nutrientes. Hart explica que muitos agricultores usam cogumelos MA produzidos comercialmente para melhorar a qualidade do solo e aumentar os rendimentos. No entanto, após o estudo, ele diz que ainda há poucas evidências de que os inoculantes funcionem. 

"É muito difícil determinar se os micróbios se estabeleceram no solo. O que mostramos é que muitas vezes eles não se estabeleceram. E mesmo quando eles fizeram, não houve diferenças no rendimento das culturas. Biofertilizantes foram vendidos por décadas e é uma indústria no valor de milhões de dólares. Uma conclusão importante deste estudo é que parece não haver efeito sobre as culturas. Se o agricultor investiu milhares nos inoculantes, pode ter sido um desperdício de dinheiro”, indica. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.