Inoculantes podem não estar fazendo muito pelo solo

ESTUDO

Inoculantes podem não estar fazendo muito pelo solo

"Se o agricultor investiu milhares nos inoculantes, pode ter sido um desperdício de dinheiro”
Por: -Leonardo Gottems
794 acessos

Um pesquisador da University of British Columbia (UBC), no Reino Unido, está usando seu último estudo para questionar se os aditivos do solo valem a pena e afirmou que os inoculantes podem não estar fazendo muito pelo solo. O estudo, no qual participaram pesquisadores da Agricultura e Agroalimentar do Canadá, foi publicado recentemente na Science of The Total Environment. 

"Existem muitas empresas que produzem micróbios e estão pressionando os agricultores para que façam parte de uma revolução verde", diz Hart. "Esses produtos são considerados mais respeitosos com o meio ambiente do que fertilizantes e pesticidas, mas não há evidências de que eles estejam funcionando ou que possam até mesmo se estabelecer ou crescer no solo", completa. 

Os fungos micorrízicos arbusculares (MA) vivem dentro e ao redor das raízes das plantas, ajudando as plantas a absorver nutrientes. Hart explica que muitos agricultores usam cogumelos MA produzidos comercialmente para melhorar a qualidade do solo e aumentar os rendimentos. No entanto, após o estudo, ele diz que ainda há poucas evidências de que os inoculantes funcionem. 

"É muito difícil determinar se os micróbios se estabeleceram no solo. O que mostramos é que muitas vezes eles não se estabeleceram. E mesmo quando eles fizeram, não houve diferenças no rendimento das culturas. Biofertilizantes foram vendidos por décadas e é uma indústria no valor de milhões de dólares. Uma conclusão importante deste estudo é que parece não haver efeito sobre as culturas. Se o agricultor investiu milhares nos inoculantes, pode ter sido um desperdício de dinheiro”, indica. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink