CI

Inovação em biopesticidas vence prêmio de startups

Sete startups e equipes foram classificadas para a etapa final


Foto: Divulgação

A AgroBrasília 2022 chegou ao final na tarde do último sábado, 21 de Maio, com a divulgação das três startups vencedoras do projeto InovaAgroBrasília deste ano – que teve como tema central a apresentação de propostas inovadoras de controle biológico de pragas e doenças. A grande campeã foi a Sardrones, que apresentou sua plataforma de dispersão de agentes biológicos de controle na agricultura por meio de drones e dispensers. 

Gustavo Scarpari, fundador e diretor-geral da startup, afirmou estar emocionado e surpreso. “Estou com os olhos cheios de lágrimas. Muito feliz e orgulhoso por ter ganhado essa competição de altíssimo nível,” disse o empreendedor ao receber o grande prêmio do dia.

“As grandes vantagens proporcionadas pelo drone aparecem desde o início e isso vem impressionando os produtores que já percebem, por exemplo, que irão poder passar a usar mais agentes biológicos em detrimento de químicos, realocar funcionários para trabalhos menos exaustivos e perigosos, acessar área de difíceis, reduzir desperdício de produtos e aumentar a precisão”, disse Scarpari em entrevista ao Agrolink.

De acordo com ele, sem dúvida existe uma “conexão entre o crescimento no uso de biológicos e uso de Drones, pois em muitas regiões se tem uma enorme dificuldade em encontrar mão de obra disponível para liberação de agentes biológicos além de concomitantemente as leis trabalhistas estarem cada vez mais rígidas.”

A Sardrones desenvolveu um aplicativo que fornece informações como locais de aplicação, pontos georreferenciados das embalagens, temperatura da hora do voo, quantidade de embalagens liberadas por hectare e mapas dos voos, entre outros dados. “Isso tudo na palma de mão com informações vindas diretas dos drones”, afirma o fundador.

Na segunda colocação ficou a Moara Bioestimulantes Agroambientais, empresa que apresentou a tecnologia “BioPro Solo”. A solução desenvolvida utiliza bactérias na solubilização de fósforo no solo, explica o representante da empresa no evento, Fernando Silveira, Doutor em Microbiologia Agrícola e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Moara. 

De acordo com ele, produto promove o crescimento da planta, tanto na raiz como na parte aérea, induz a resistência a climas secos e ajuda a planta na absorção tanto de água quanto de nutrientes.

O terceiro lugar ficou com a Biotecland, que apresentou a tecnologia Primafert, um biofertilizante e bioestimulante à base de microalgas gênero Chlorella vivas. Dágon Ribeiro, CEO da startup, afirmou que a ideia do projeto é criar uma agricultura sustentável. “Ela otimiza o crescimento vegetativo, melhora a qualidade do solo, promove a resistência das plantas e aumenta a produtividade”, afirmou.

O coordenador do prêmio InovaAgroBrasília, Ricardo Araújo, discursou incentivando os participantes que se inscreveram no concurso. “Agradeço a todas as empresas que participaram da competição, considero todos vencedores,” disse.

Sete startups e equipes foram classificadas para a etapa final: Avant Monitoramento com Drones (Monitoramento de Lavouras com Drones – M.L.D.); Biotecland (Primafert, insumo agrícola a base de microalgas); BSafe (biopesticidas baseados em RNA); Life Biological Control (primeira franquia do agro com pacote de manejo 100% biológico para controle de pragas agrícolas); MicroSoil Br (biocontrole de fungos fitopatogênicos); Moara Bioestimulantes Agroambientais (Biopro Solo, bactérias solubilizadoras de fósforo e indutoras de resistência à seca para manejo de culturas agrícolas), e Sardrones (controle biológico com utilização de drones).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.