CI

Inovações no Sistema ILPF são apresentadas em Goiás

Integração gera oportunidades que trazem sustentabilidade econômica, ambiental e social à produção agropecuária


Mais importante que aumentar a produção agropecuária é crescer de forma sólida e sustentável. Tal tarefa que até pouco anos era algo quase que impossível, hoje se torna realidade em muitas propriedades. Uma das ferramentas que proporciona esse cenário positivo é o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). 

O tema foi a principal pauta do Dia de Campo realizado em Ipameri (GO). O encontro reuniu produtores, técnicos, especialistas e as empresas participantes da Associação Rede ILPF. A organização é uma parceria público-privada, com o objetivo de acelerar uma ampla adoção das tecnologias de ILPF por produtores rurais como parte de um esforço visando à intensificação sustentável da agricultura brasileira.

Uma das integrantes desse projeto é a SOESP- Sementes Oeste Paulista, empresa com sede em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Focada na produção, beneficiamento, comercialização e desenvolvimento de novas tecnologias tanto para pecuária como para agricultura de baixo carbono, a companhia é uma das grandes incentivadoras da Rede. “A Rede ILPF está alinhada com a missão da SOESP, de aumentar a produtividade da pecuária e da agricultura no Brasil de forma rentável e sustentável”, destaca Lessandro Cavalli, engenheiro agrônomo e coordenador comercial nacional da empresa.

Benefícios da ILPF

A ILPF é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais numa mesma área. Pode ser executada em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação de culturas, de modo que haja benefício mútuo para todas as atividades. Entre as principais vantagens estão a otimização do uso da terra, com a elevação da produtividade, a geração de produtos de qualidade, a diversificação da produção e da renda, além da redução pela pressão sobre a abertura de novas áreas.

A solução oferecida pela Soesp para o produtor ter sucesso na realização da ILPF é a tecnologia exclusiva Advanced, presente nas sementes forrageiras comercializadas pela empresa. Entre os seus diferenciais está a inteligência na absorção de água, o não rompimento do tratamento no plantio, além de alta pureza. Proporciona ainda ao produtor a redução de custos, pois há maior rendimento no plantio. As sementes Soesp são tratadas com fungicida e inseticida e isso reduz ataque de pragas. “A compatibilidade da semente com tratamento Advanced com qualquer tipo de plantadeira é um ponto chave para sua inserção nos sistemas integrados. Além disso as sementes SOESP contam com rastreabilidade, é a garantia de que o produtor está levando para sua propriedade um produto com procedência e qualidade, que não irá prejudicar sua produção”, cita o agrônomo.

O evento

O Dia de Campo foi realizado na Fazenda Santa Brígida, que passou a adotar os sistemas de integração a partir de 2006 com o objetivo inicial de recuperar pastagens degradadas e tornar a fazenda viável economicamente. A propriedade é hoje uma das Unidades de Referência Tecnológica (URT) de ILPF e produz gado de corte, soja e milho, além de manter árvores de eucalipto. “Essa é uma propriedade referência que comprova na prática a eficiência da ILPF”, cita Cavalli.

Reunião Técnica

Ainda no Estado Goiano, em Caldas Novas, houve a reunião técnica sobre ILPF que trouxe uma visão sobre o contexto e os desafios da agricultura brasileira, bem como da atuação da nova Associação Rede ILPF. Na oportunidade foi divulgado o resultado da seleção de projetos do edital 01/2019, lançado no início do ano pela instituição. Foram aprovadas 20 propostas, um orçamento total de R$ 1,1 milhão, valor superior aos R$900 mil previstos inicialmente na chamada.

Foram submetidas 51 propostas nas três chamadas do edital. Uma delas visava selecionar projetos de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), outra de Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTPs) e a terceira era destinada a eventos técnicos e científicos relacionados aos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. “Somos apaixonados por ILPF e há 10 anos nos dedicamos a isso. Ficávamos na plateia olhando essa rede crescer. Hoje, estamos dentro da Associação Rede ILPF para crescermos juntos, colher os frutos e disseminá-los para onde formos”, declarou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.