CI

INPI certifica arroz do Litoral Nortedo RS

A distinção é concedida para produtos com características vinculadas ao meio ambiente em que são produzidos


O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) publicou nesta terça-feira (24) na Revista Patentes o despacho que concede Indicação Geográfica de Denominação de Origem (DO) para o arroz irrigado produzido no Litoral Norte gaúcho. A distinção é concedida para produtos que tenham características vinculadas especificamente ao meio ambiente em que são produzidos. Segundo o presidente da Associação de Produtores de Arroz do Litoral Norte (Aproarroz), Clóvis dos Santos, o trabalho começou há quatro anos com o pedido ao INPI e pesquisas para comprovar as particularidades do arroz. "É a primeira DO concedida no Brasil para o arroz. Agora vamos configurar um outro trabalho para rastrear a produção", planeja.

O dirigente espera que portas se abram também no exterior. "A comprovação do diferencial nos coloca em pé de igualdade com países que tem essa distinção em produtos como queijos e vinhos." O presidente do Irga, Mauricio Fischer, diz que o fato é marcante não só para o Brasil, mas para a América Latina. "O futuro do mercado passará pela valorização do produto e esta é uma etapa que comprova o diferencial."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.