CI

Inscrições abertas para 3º Teste de Desempenho de Touros Jovens

As inscrições serão encerradas em 18 de julho e o TDTJ acontecerá entre 26 de julho de 2016 a 16 de maio de 2017.


Estão abertas as inscrições para o 3º Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ), promovido pela Embrapa Cerrados, em parceria com ACZP (Associação dos Criadores de Zebu do Planalto) e AGCZ (Associação Goiana de Criadores de Zebu). As inscrições serão encerradas em 18 de julho e o TDTJ acontecerá entre 26 de julho de 2016 a 16 de maio de 2017.

Estão aptos a participar do 3º TDTJ, animais machos das raças Nelore e Guzerá, nascidos entre 27 de setembro de 2015 a 26 de dezembro de 2015, ou seja, com idade inicial média de aproximadamente oito meses e que apresentem um peso mínimo de 180 Kg, na data de início da Prova. Além disso, os animais deverão possuir Registro Genealógico de Nascimento (RGN) emitido pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), apresentando identificação (série e número) legível na orelha esquerda e marcação a fogo na perna direita.

Todos os animais candidatos a participar do teste deverão passar por uma pré-seleção na propriedade, que será realizada por um técnico da Embrapa, ABCZ ou ANPC (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores). Na pré-seleção será realizada uma avaliação por escores visuais, que contemplarão as seguintes características: estrutura, precocidade, musculosidade, aspectos raciais e sexuais, além da análise dos dados de desempenho ponderal.

No período do 3º TDTJ, que terá duração de 294 dias, os animais, além do ganho em peso, são avaliados de acordo com as características de circunferência escrotal (CE), área de olho do lombo (AIL) e espessura de gordura (EGS). Os animais classificados como Elite ou Superior participarão do Leilão de Touros Jovens, a ser realizado em setembro de 2017, na Embrapa Cerrados.

Mais informações sobre a terceira edição do TDTJ poderão ser obtidas com o técnico da Embrapa Cerrados Luiz Jung ([email protected]/ (61) 3388-9822) ou com a secretária do Programa de Integração Lavoura Pecuária –PILP, Caroliny Lins ([email protected]/ (62) 3533-2205).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.