CI

Inscrições abertas para simpósio e reunião nacional sobre girassol

19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol que acontecem de 25 a 27 de outubro


A Embrapa colocou à disposição um site com o objetivo de recolher as inscrições, divulgar detalhes e programação de dois principais eventos nacionais a respeito da cadeia produtiva do girassol. Os interessados poderão entrar no site http://www.rnpgirassol2011.com.br.

Aracaju foi escolhida como sede da 19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e o 7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol que acontecem de 25 a 27 de outubro de 2011, no Centro de Convenções do Hotel Mercure Aracaju Del Mar.

O girassol já é tema de importantes discussões devido a sua crescente importância no cenário agrícola nacional tanto para alimentação humana (óleo) quanto para a animal (ração). A leguminosa desponta também como alternativa promissora para a produção do biodiesel em diversas regiões do país, inclusive no Nordeste onde pesquisadores desenvolveram a adaptação de cultivares com níveis de produtividade comparáveis às demais regiões do país.


A Embrapa Tabuleiros Costeiros, sediada em Aracaju (SE), e a Embrapa Soja, de Londrina (PR), promovem os eventos que pretendem envolver desde a agricultura familiar até o agronegócio. A reunião e o simpósio têm cunho técnico-científico e social, pois o girassol vem integrando os mais diferentes setores, públicos e privados, pequenos, médios e grandes produtores, ganhando cada vez mais importância no cenário agrícola.

Além de se integrarem e aprofundar conhecimentos sobre o girassol, a intenção dos organizadores dos eventos também é incentivar os diversos segmentos a investirem nessa leguminosa que ocupa cada vez mais espaço, sobretudo agora com a perspectiva do biodiesel.

Conferencistas brasileiros e estrangeiros abordarão temas relevantes como oportunidades do girassol no sistema agrícola, sua inserção na América do Sul e avanços no sistema de produção. Além disso, serão atualizados os dados da situação da produção brasileira do girassol, por meio de relatos de pessoas que estão vivenciando o dia-a-dia da cultura nas diferentes regiões do país. Além das palestras, profissionais e estudantes apresentarão seus trabalhos científicos sobre a cultura.


“A produção de biodiesel é promissora em boa parte do território brasileiro. É o que se observa nos cerrados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais, além da região Sul do País. No ano passado, começamos a obter ótimos resultados também no Nordeste”, afirma o coordenador dos eventos, Ivênio Rubens de Oliveira, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Sergipe
A grande novidade foi constatar no ano passado o colorido verde e amarelo dos campos de girassóis no Alto Sertão sergipano, com boas produtividades e as cooperativas se fortalecendo com a perspectiva de aumento da demanda.

O bom resultado que a cultura do girassol tem alcançado no Nordeste, principalmente em Sergipe, foi decisivo para a escolha de Aracaju na Reunião e Simpósio sobre o tema.

Em consequência das pesquisas ligadas ao melhoramento genético, existem hoje cultivares com boa adaptação em regiões quentes, o que permite a expansão da cultura para as mais diferentes regiões do Nordeste. “O rendimento pode ultrapassar a 2.500 quilos por hectare com a tecnologia atualmente disponível”, acrescenta o pesquisador Ivênio.

"Quem vier a Sergipe terá a oportunidade de obter informações sobre o sistema de cultivo baseado na agricultura familiar, o que não é muito comum nas regiões onde atualmente se cultiva o girassol", complementa.

SERVIÇO

19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol
7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol


Programação, informações e inscrição
http://www.rnpgirassol2011.com.br

Local
Centro de Convenções
Hotel Mercure Aracaju Del Mar
Av Santos Dumont 1500
Praia de Atalaia

Data e horário
25 a 27 de outubro de 2011


As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.