CI

Inscrições abertas para startups no Desafio do Banrisul

Maratona busca ideias inovadoras para promover captura de créditos de carbono


Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o desafio que busca soluções tecnológicas que podem auxiliar o dia a dia do produtor rural na captura de créditos de carbono, e adicionar resultados tangíveis à produção. Patrocinado pelo Banrisul e realizado pelo HackatAgro, a maratona de ideias acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2021, de forma virtual. Podem participar (individualmente ou em grupo) estudantes, startups e demais interessados no tema – para isso, basta se cadastrar no site www.hackatagro.com/desafio-banrisul.

"O HackatAgro é um movimento em prol da digitalização do agronegócio brasileiro. A iniciativa reúne produtores, startups, investidores, empresas e entidades para um processo colaborativo que contribua para a transformação digital. Por meio de hackathons como o que será realizado de 10 a 12 de dezembro, estimulamos e promovemos empreendedores e startups a propor soluções inovadoras e disruptivas, garantindo eficiência, sustentabilidade e renda", explica Donário Lopes de Almeida, idealizador do movimento.

Tema em foco nesta edição, o conceito de crédito de carbono foi criado em 1997, no âmbito do Protocolo de Kyoto. Na prática, a ideia é que uma empresa que absorve mais do que emite dióxido de carbono (CO2) possa vender o crédito para outras, caminhando em direção à redução de emissões na atmosfera. Isso inclui não apenas os médios e grandes produtores rurais, mas também os pequenos, tornando-se – além de uma iniciativa ambientalmente responsável – importante fonte complementar de renda que beneficia não apenas a economia local e nacional, mas também o futuro do planeta.

"O CO2 é responsável por importantes desequilíbrios no clima, já que é um gás de efeito estufa. O seu excesso contribui para o aquecimento do planeta. E muita gente já está trabalhando para impedir que as emissões cresçam. Isso tem sido bastante debatido por meio do conceito ESG, sigla em inglês que engloba questões ambientais, sociais e de governança – tópicos intimamente ligados ao tema do desafio", afirma Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, empresa realizadora do HackatAgro, que coordena a competição patrocinada pelo Banrisul.

De acordo com o diretor de Crédito do Banrisul, Osvaldo Lobo Pires, a instituição demonstra grande preocupação com o impacto ambiental de seus negócios, e busca novos caminhos que contribuam com o meio ambiente – como, por exemplo, estimular práticas sustentáveis no setor rural. "A adoção da captura de carbono no agronegócio está se ampliando em todo o país, e é uma ação de grande importância para minimizar as mudanças climáticas. Por isso, enquanto instituição financeira, buscamos soluções inovadoras que auxiliem nossos clientes a mensurar e comercializar créditos de carbono", destaca.

Para saber mais, acesse: https://www.hackatagro.com/desafio-banrisul 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.