CI

Inscrições do Concurso Café Qualidade Paraná terminam dia 4 de outubro

O objetivo do evento é valorizar os cafeicultores estaduais e reconhecer a alta qualidade da bebida paranaense


Foto: Pixabay

A edição 2021 do concurso Café Qualidade Paraná recebe inscrições até o dia 4 de outubro. Na sua 19ª edição, a competição acontece anualmente. O objetivo do evento é valorizar os cafeicultores estaduais e reconhecer a alta qualidade da bebida paranaense. As inscrições devem ser feitas diretamente nas unidades municipais do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná).

Nesse ano, uma das novidades do concurso, do qual o Sistema FAEP/SENAR-PR é patrocinador, é a inclusão de uma nova categoria. Antes, os produtores do Paraná tinham à disposição duas modalidades: “café natural” ou “cereja descascado”. Como em 2020 alguns agricultores inscreveram grãos fermentados e houve dificuldade de avaliação, em 2021 foi adicionada uma divisão para esse tipo de produto, a “fermentação induzida”.

É possível aos produtores concorrerem a todas as categorias simultaneamente. Basta ficar atento ao tamanho de lotes. Para “café natural” e “cereja descascado” cada lote deve ter até cinco sacas de 60 quilos. Já para a modalidade “fermentação induzida”, os lotes devem ter entre 15 e 60 quilos. Lembrando que os grãos devem ter peneira 16 ou superior, com menos de 11,5% de umidade e apresentar no máximo 12 defeitos.

A avaliação dos concorrentes é feita, primeiro, no aspecto físico, com base na chamada Classificação Oficial Brasileira (COB). Em seguida são feitas as provas de xícara, que seguem os padrões da metodologia SCA (Specialty Coffee Association), considerando aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço de bebida.

Premiação

Em cada categoria, do primeiro ao terceiro lugar, os finalistas têm garantida a compra de seu lote pela cotação BM&F no dia anterior à data do evento de encerramento, acrescido de um valor extra de, no mínimo, 50%.  Os vencedores serão conhecidos em uma solenidade que será realizada no fim de novembro (em data ainda a ser definida).

Mais informações sobre o concurso: www.cafequalidadeparana.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.