CI

Inscrições para a Pós-graduação em Gestão do Agronegócio da ESPM/Sul podem ser feitas até o dia 12 de agosto

Curso inicia no dia 13 de agosto


No dia 13 de agosto inicia a pós-graduação em Gestão do Agronegócio na ESPM/SUL, o curso é voltado para o profissional que busca aperfeiçoamento visando atuar cargos de liderança e tenham visão empreendedora para que possam ser capacitados. Os encontros acontecerão em dois sábados mensais, que serão definidos conforme a grade do curso a cada ano letivo, durarão quatro semestres e as inscrições poderão ser feitas até um dia antes do início do curso. 

O curso terá nove disciplinas e também o Projeto de Conclusão de Curso, que também há possibilidade de ser substituído por um plano de negócios. O curso é focado para executivos e empresários que estejam vinculados ao agronegócio.

Para saber sobre os pré-requisitos para ingresso e documentação necessária para efetivação da matrícula entre em contato através do número: (51) 3218-1355. 

Início do curso: 13 de agosto de 2016
ESPM/RS: Rua Guilherme Schell, 268 - Prédio C – Santo Antônio – Porto Alegre-RS

Veja abaixo as disciplinas do curso:

Análise do Ambiente de Agronegócios 
O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das empresas em relação aos diversos ambientes com os quais esta transaciona, dentro de um contexto globalizado. Serão apresentadas teorias, métodos, procedimentos e técnicas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e macro tendências do ambiente globalizado de negócios. 

Marketing do Agronegócio 
Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios com ênfase no setor do agronegócio. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências relacionadas ao consumidor/comprador e concorrência) e a partir dela desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix). 

Liderança e Gestão de Equipes 
O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da liderança eficaz na condução das equipes a um alto desempenho. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback, completam o conjunto de temas abordados no curso. 

Finanças e Gestão de Riscos no Agronegócio 
Serão apresentadas as ferramentas de análise de projetos de investimento através da construção e avaliação do fluxo de caixa pelas metodologias do valor presente líquido; taxa interna de retorno; payback descontado; índice de lucratividade; risco e retorno. Analisa ainda as fontes de financiamento de longo prazo disponíveis para o crescimento da organização e o custo-benefício relativo à utilização de cada fonte de recursos (Funding). Aborda ainda aspectos de controle a riscos em empresas do Agronegócio. 

Economia e Estratégia do Agronegócio 
Tem como objetivo expor aos alunos as teorias e conceitos macro e microeconômicos com implicações no setor rural e agroindustrial. A partir da teoria econômica desenvolvida e da análise do macroambiente setorial, os alunos estão aptos a elaborar cenários estratégicos para o Agronegócio. Além disso, serão trabalhados os temas de competitividade, colaboração, redes de empresas, estruturas de governança e cadeias de valor com aplicação no Planejamento Estratégico, sua implementação e avaliação de desempenho. 

Negociação Empresarial 
Desenvolve o tema de negociação com o objetivo de melhorar os resultados das interações negociais nos ambientes empresarial, corporativo, institucional e de organizações governamentais. São trabalhados os estilos de cada negociador com orientação para negociações ganha-ganha e relacionamentos comerciais duradouros e de sucesso. Os conceitos e métodos utilizados tem subsídios nos tópicos mais atualizados dos programas de negociação do INSEAD e de Harvard. 

Ferramentas para Gestão Organizacional 
Esta disciplina aborda as mais modernas, conhecidas e utilizadas ferramentas de gestão empresarial, bem como a contribuição que estas ferramentas podem propiciar na implementação do processo de excelência na gestão da organização. As ferramentas estudadas serão Balance Score Card - BSC, Inteligência de Mercado, Gestão de Processos, Benchmarking/Aprendizagem Organizacional; Canvas e Terceirização/Downsizing.

 Sustentabilidade Empresarial 
Apresenta os conceitos sobre sustentabilidade e sobre Responsabilidade Ambiental no contexto das organizações e também das propriedades rurais e agroindústrias. Avalia a questão das normas e regulamentos que se impõe sobre a sociedade e a necessária adequação dos entes produtivos a essas leis. Avalia por fim as consequências e os desafios para o futuro nas questões de gerenciamento ambiental, dentro do conceito empresarial.

Inovação no Agronegócio 
Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos relacionados à Gestão da Inovação e sua relação com as abordagens contemporâneas de Design de Negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar o planejamento estratégico da inovação com base em técnicas criativas de pensamento divergente e convergente. 

Gestão de Processos e Operações no Agronegócio 
Desenvolver junto ao grupo ferramentas de organização que propiciem a gestão eficiente dos recursos escassos, como tempo e recursos financeiros, buscando otimizar os resultados por meio de ferramentas de gestão de processos e operações. 

Dias de Campo em Organizações Modelo do Agronegócio 
Essa atividade acadêmica acontece durante o curso, em 3 oportunidades, onde os alunos irão acompanhar com a supervisão do coordenador do curso, uma vista de campo à organizações referência no agronegócio, para contato direto com os diretores e gestores dessas empresas, para troca de experiências em boas práticas de gestão, dirigidas ao agronegócio. 

Projeto de Conclusão de curso 
Esta disciplina tem como objetivo orientar os alunos para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso, onde será realizado um alinhamento estratégico da organização e a estruturação de um Plano Tático onde será aplicada uma ferramenta de Gestão Empresarial (BSC, CANVAS, INTELIGÊNCIA DE MERCADO, entre outras). (Trabalho individual) 

O Aluno pode optar também por fazer um plano de negócios.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.