CI

Inscrições para o V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi passam de 300

Mais de 300 pessoas já se inscreveram para o V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi


Produtores de diversas regiões do Tocantins e de outros estados já confirmaram participação no V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, que acontecerá no auditório da Federação da Agricultura do Tocantins (Faet), em Palmas, nos dias 23 e 24 de outubro. O evento, que é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), já conta com mais de 300 inscritos, entre produtores, técnicos e estudantes.

Com o tema “Produção de Qualidade com Tecnologia e Sustentabilidade”, a quinta edição do simpósio tem por objetivo oportunizar a troca de experiência entre a pesquisa, produção, comercialização e beneficiamento, visando contribuir para a ampliação do número de pesquisa na área, transferir novas tecnologias para o setor produtivo e colaborar com a formação de recursos humanos. No evento, serão abordadas as normas, perspectivas, manejo, produção integrada de frutas e as tecnologias indicadas para incrementar a qualidade e a eficiência da produção do abacaxi.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, a participação no Simpósio será importante para que os produtores tocantinenses conheçam sobre o cultivo e a comercialização da fruta em outras localidades. “Essa é a primeira vez que o Tocantins é sede de um evento tão importante para a cadeia produtiva do abacaxi, o que demonstra o destaque e o potencial de crescimento dessa atividade”, acrescentou Café.

Para o engenheiro agrônomo da Seagro Anderson Pereira, o Simpósio do Abacaxi é fundamental para os agricultores interessados em ampliar sua produção. “O evento vai destacar a importância e a viabilidade de se produzir abacaxi no Tocantins e por isso acreditamos que os produtores deverão ampliar suas áreas de cultivo”, afirmou Pereira, destacando a expectativa de outros investidores se interessarem pelo setor.

Para realizar o Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, a Seagro contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa Mandioca e Fruticultura, dentre outras instituições.

Inscrições

As inscrições para o V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi são gratuitas e estão sendo realizadas desde junho, através do endereço eletrônico: www.vsimposioabacaxi.com.br. Para os interessados em participar do evento, as inscrições são indispensáveis.

Já se inscreveram no evento, produtores, técnicos e estudantes de diversas regiões do Tocantins e de outros estados, como Pará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

O Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi acontece a cada dois anos, sendo que o último aconteceu em Bauru (SP), no ano de 2011.

Produção

De acordo com o IBGE, em 2012 foram colhidas no Tocantins 34.270 toneladas e um valor bruto de produção de R$ 34.918.976,00. Com uma produção de 54 milhões de abacaxis por ano, o Estado é pioneiro e modelo nacional no programa de Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi. Os bons resultados do programa no Tocantins, iniciado em 2004, vêm norteando inclusive, a produção em outros estados, como o Pará. Atualmente são quase 90 propriedades participantes do PIF Abacaxi, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região Central. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.