Inseminação Artificial em Tempo Fixo aumenta produtividade em fazendas

Agronegócio

Inseminação Artificial em Tempo Fixo aumenta produtividade em fazendas

Assunto é tema de reunião-jantar nesta segunda-feira 27 de julho, na Recoluta Acrissul
Por: -Janice
301 acessos

O Brasil detém o posto de grande exportador de carne bovina para o mundo. Diante deste cenário, o pecuarista deve estar atento às novas técnicas e tendências do mercado para acompanhar o ritmo de demanda. É o que fazendas de gado de corte e leite do País fazem há algum tempo: adotam técnicas avançadas, entre elas a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), para atender da maneira mais rápida possível a demanda do mercado. Por isso, a Recoluta Acrissul realiza palestra sobre IATF, em parceria com a Divisão de Saúde Animal da Pfizer, no dia 27 de julho, a partir das 19 horas, na Recoluta Acrissul, localizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

A técnica de IATF é uma tendência para o desenvolvimento da pecuária e vem sendo largamente implementada nos rebanhos bovinos no Brasil. Com a técnica, as vacas são inseminadas com data marcada. Dessa forma, toda a reprodução fica sob controle do produtor. Tudo é feito com a utilização de produtos específicos. A IATF pode ser aplicada em propriedades de qualquer tamanho. O método permite inseminar o rebanho em horário predeterminado, sem a necessidade de detecção do cio. Com a técnica, o criador pode inseminar mais vacas em menos tempo, programar a inseminação e o nascimento dos bezerros, aumentar o número de bezerros de IA no início da estação de nascimento, com melhor aproveitamento da mão-de-obra.

Com o uso da sincronização da ovulação e IATF, o produtor determina quando e quantos animais serão inseminados. O resultado é maior produtividade e melhoria da qualidade genética do rebanho. Fazendas que já utilizam a técnica podem constatar os benefícios proporcionados pela IATF. Até então, os animais eram inseminados após a detecção de cio e, ao se utilizar a IATF foi possível obter um número maior de vacas gestantes de inseminação artificial quando comparado com o manejo tradicional em um período de tempo muito menor.

Para quem busca a produção de animais de qualidade, com alto valor genético, precocidade de ganho de peso e reprodutiva tanto para engorda como para reposição, tem na Inseminação Artificial a possibilidade de melhoramento do rebanho em menor tempo e a um baixo custo, por meio da utilização de sêmen de reprodutores comprovadamente superiores. Com a IATF, é possível aumentar a influência na velocidade de ganho genético do rebanho, pois é possível obter um maior número de prenhezes de IA em matrizes no início da estação de monta, além de produzir maior quantidade de bezerros de inseminação e melhorar o planejamento de todas as atividades neste período do ano. Por isso, a IATF de rotina passa a ser uma ferramenta de incremento da produtividade.

Além de produtos voltados para a IATF, a Divisão de Saúde Animal da Pfizer oferece assessoria técnica especializada para os fazendeiros, palestras e Dias de Campo. O produtor recebe toda a orientação sobre essa tecnologia para melhorar produtividade e resultados. As orientações técnicas são personalizadas de acordo com as necessidades de cada propriedade rural.

SERVIÇO:

Palestra: Reprodução em gado de corte com ênfase em IATF
Local: Recoluta Acrissul
Horário: 19 horas
Mais informações: (67) 3345-4200 – Acrissul ou (67) 3312-1600, Alvorada

As informações são da assessoria de imprensa da Pfizer.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink