Inseminação artificial está em 70% dos municípios
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Pixabay

GENÉTICA

Inseminação artificial está em 70% dos municípios

Relatório mostra avanço da técnica pelo país com expectativa de atingir 24 milhões de doses em 2020
Por: -Eliza Maliszewski
190 acessos

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) mostram o crescimento da preocupação do criador com a qualidade do rebanho. Isso porque no primeiro semestre do ano um total de 3.895 municípios brasileiros utilizaram a inseminação artificial em bovinos. O número representa 70% de todos os municípios do país, um crescimento expressivo face aos 57% registrados no primeiro trimestre.

O período registrou o movimento de quase 9 milhões de doses de sêmen. Em relação às vendas ao cliente final, o crescimento foi de 33%, mais de 8 milhões de doses. Para o corte, o aumento das comercializações foi de 47%. No leite, foi um aumento de 10%.

A produção total de doses de sêmen cresceu 26% em relação ao mesmo período do ano passado, com 5.3 milhões de doses. Na exportação o número de doses passou de 168,2 para 202,5 mil doses.
.
Em relação à genética de raças de corte, foram coletadas 4.4 milhões de doses de sêmen no primeiro semestre de 2020. No ano passado, o número ficou em 3.5 milhões de doses. Já nas raças de leite, a coleta subiu de 652 mil para 838 mil doses.

A expectativa da entidade é terminar 2020 acima dos 24 milhões de doses comercializadas no Brasil. “Cresce a produção, cresce a exportação, a venda de botijões, enfim, todos os indicadores. O resultado também é uma ótima resposta para a sustentabilidade: sem aumentar a área, vamos produzir de três a quatro vezes mais carne e leite do que produzimos hoje”, destaca o presidente da Asbia, Márcio Nery.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink