CI

Inseminação artificial traz melhoramento genético ao rebanho

Senar/MS oferece curso nesta área


Senar/MS oferece curso nesta área

O avanço da inseminação artificial na pecuária brasileira tem sido intenso, o que demonstra que as vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes. Entretanto, para que sua adoção seja um sucesso é fundamental um bom treinamento para os responsáveis por sua aplicação na propriedade.


Com a inseminação, o pecuarista poderá ter acesso à genética de reprodutores de alto padrão, a baixo custo. Por isso, o Senar MS oferece o curso “Inseminação Artificial”, que tem o objetivo de compreender e aplicar os conhecimentos científicos disponíveis na área de inseminação artificial de bovinos, participando efetivamente de atividades teórico-práticas.

O conteúdo programático do curso se baseia em considerações gerais sobre inseminação artificial, organização e planejamento da propriedade para a implantação da inseminação artificial, noções de anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino, identificação do cio, horário da inseminação artificial, considerações gerais sobre o sêmen, prática de introdução de pipetas, manejo de Botijão, procedimento seqüencial da inseminação artificial, medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento).


O médico veterinário e instrutor de uma das turmas, Diego Muniz afirma que o uso na inseminação artificial traz muitos benefícios ao produtor e uma prática muito recorrente no nosso Estado. “A inseminação artificial acelera o ganho genético, padroniza o rebanho e com isso agrega valor ao lote de animais”, explica.


No mês de março ocorrerá oito turmas deste curso, nas cidades de Campo Grande, Jardim, Bataguassu, Nova Alvorada do Sul, Chapadão do Sul, Inocência, Cassilândia e Rio Verde de Mato Grosso.

As inscrições são gratuitas, treinamento de 40 horas, com certificado e 10 vagas por turma. Mais informações com o Sindicato Rural de cada município ou pelo site www.senarms.org.br

Cursos

Campo Grande: 05 a 09/03

Jardim: 05 a 09/03

Bataguassu: 06 a 10/03

Nova Alvorada do Sul: 12 a 16/03

Chapadão do Sul: 12 a 16/03

Inocência: 13 a 17/03

Cassilândia: 20 a 24/03

Rio Verde de Mato Grosso: 26 a 30/03

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.