CI

Insetos ameaçam produção em climas quentes

Cientistas alertam para a necessidade de cuidados dos agricultores com o aumento das populações de insetos


Pesquisadores descobriram que, se a temperatura mundial continuar subindo, os agricultores de todo o mundo podem sofrer perdas de colheitas consideravelmente maiores devido ao crescimento de populações de insetos, particularmente em regiões temperadas, onde a maior parte dos grãos do mundo é cultivada. O novo estudo procura avaliar a conjuntura "temperatura x insetos" para estimar as perdas que eles podem causar. 

De acordo com Markus Riegler, um dos autores da pesquisa, estudos desse tipo que avaliam esses prejuízos em escala global quase nunca são produzidos, sendo que os pesquisadores sempre costumam focar em publicações que avaliem determinada situação em escala local. "Raramente foi feita uma tentativa de ligar as respostas à temperatura das pragas de insetos e ao dano que elas causam em um contexto de aquecimento mais amplo, e nunca em escala global", comenta. 

Pesquisas anteriores mostraram que a taxa metabólica de um inseto, incluindo o consumo de alimentos e o crescimento populacional, aumentam direta e proporcionalmente junto com a  temperatura. No entanto, embora o aumento das temperaturas provavelmente reduza o rendimento geral das colheitas, as avaliações dos efeitos agrícolas da mudança climática raramente abordam as perdas de safra devido a insetos. 

Segundo os resultados da pesquisa, as perdas de rendimento global para as principais culturas avaliadas vai aumentar de 10% a 25% para cada grau de aquecimento global da superfície, produzindo as perdas mais significativas em muitas das áreas agrícolas mais produtivos do mundo, tais como os Estados Unidos, França e China. Assim, os cientistas alertam para a necessidade de os agricultores se prepararem para a crescente pressão dos insetos, o que pode implicar um aumento no uso de pesticidas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.